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NSK lista principais falhas nos rolamentos e como solucionar

rolamentos NSK

Descascamento, arranhadura, manchas, desgaste, ferrugem e corrosão são problemas comuns na parte superficial dos rolamentos, segundo a NSK

 

A NSK lembra que algumas atitudes podem evitar que os rolamentos apresentem falhas prematuramente, principalmente devido a erros. Entre as principais causas das falhas estão: montagem incorreta, manuseio inadequado, falta de lubrificação, entrada de partículas e a geração de calor anormal. Para ajudar, a empresa lista o que pode ser feito para evitar ou solucionar esses problemas.

Descascamento

A NSK afirma que pontos opacos ou nublados podem aparecer na superfície dos rolamentos junto com o desgaste leve e, a partir desses pontos sem brilho, pequenas rachaduras são geradas para baixo, até uma profundidade de 5 a 10 milímetros. Para evitar que isso ocorra, as recomendações são selecionar um lubrificante adequado, melhorar o mecanismo de vedação e o acabamento da superfície das peças de rolamento.

Arranhadura

A arranhadura é um dano à superfície devido a pequenas convulsões acumuladas causadas por deslizamentos sob lubrificação inadequada ou condições operacionais severas. Além disso, danos lineares aparecem circunferencialmente nas superfícies da pista e dos rolos, além de poderem ocorrer danos de forma cicloidal nas extremidades do rolo e arranhadura na superfície da nervura. As dicas nesse caso incluem verificar o tamanho da carga e ajustar a pré-carga, melhorar o lubrificante e o método de lubrificação e verificar a precisão do eixo e da carcaça.

Manchas

De acordo com a NSK, manchas são danos à superfície dos rolamentos que ocorrem devido a uma coleção de pequenas convulsões entre os componentes causadas por ruptura e/ou deslizamento do filme de óleo. O desbaste da superfície ocorre junto com a fusão. As indicações são melhorar a pré-carga e a folga do rolamento, usar um lubrificante com boa capacidade de formação de filme de óleo e melhorar o mecanismo de vedação.

Gaiola Danificada

Entre os danos na gaiola estão: deformação, fratura e desgaste da gaiola; fratura de pilares de gaiola; deformação da face lateral; desgaste da superfície da bolsa e desgaste da superfície da guia. As recomendações incluem verificar o método de montagem e as condições de temperatura, rotação e carga, além de reduzir a vibração, selecionar um tipo de gaiola diferente e escolher um método de lubrificação e/ou lubrificante diferente.

Descaroçador

A superfície sem caroço possui um brilho opaco que aparece na superfície do elemento rolante ou na pista, conforme explica a empresa. Nesse caso, melhore o mecanismo de vedação, filtre completamente o óleo de lubrificação e use um lubrificante adequado.

Desgaste

O desgaste é a deterioração da superfície devido ao atrito deslizante na superfície da pista, elementos rolantes, faces de extremidade do rolo, face da nervura, bolsos da gaiola, etc. As indicações são: melhore o mecanismo de vedação, limpe a carcaça, filtre completamente o óleo de lubrificação, verifique o lubrificante e o método de lubrificação e evite desalinhamento.

Corrosão por contato

A NSK explica que o desgaste ocorre devido ao deslizamento repetido entre as duas superfícies, sendo que a fricção ocorre na superfície de montagem e também na área de contato entre o anel da pista e os elementos rolantes. Corrosão por atrito é outro termo usado para descrever as partículas desgastadas de marrom avermelhado ou preto. A empresa afirma que o ideal a se fazer é usar um lubrificante adequado, aplicar uma pré-carga, verificar o ajuste de interferência e aplicar uma película de lubrificante na superfície da montagem.

Deslizamento

A fluência é o fenômeno nos rolamentos em que ocorre um deslizamento relativo entre as superfícies de montagem e, assim, cria uma folga entre elas. A fluência causa uma aparência brilhante ocasionalmente com pontuação ou desgaste. Nesse caso, verifique a interferência e evite a rotação, corrija o aperto da manga, estude a precisão do eixo e da carcaça, faça pré-carga na direção axial, aperte a face lateral do anel da pista, aplique adesivo na superfície de encaixe e um filme de lubrificante na superfície da conexão.

Ferrugem e corrosão                      

A ferrugem e corrosão do rolamento são cavidades nas superfícies dos anéis e dos elementos rolantes e podem ocorrer no passo do elemento rolante, nos anéis ou em toda a superfície do rolamento. A recomendação é melhorar os mecanismos de vedação, estudar o método de lubrificação, fazer tratamento antiferrugem durante períodos de não funcionamento, melhorar os métodos de armazenamento e o método de manipulação.

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