Novos Volkswagen Gol e Voyage recebem design global e novo motor 1.0

Com visual mais expressivo e modificado por linhas que identificam os carros da marca Volkswagen produzidos no mundo todo, os novos Gol e Voyage também ganharam mais equipamentos de série e o inédito motor 1.0 TEC. Além disso, ambos trazem o conceito Bluemotion, pacote de componentes que melhoram o desempenho e reduzem em até 8% o consumo combustível, em relação aos seus respectivos antecessores.

10938

O propulsor 1.0, originado da gama EA111, vem com a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), que tem o intuito de melhorar o torque em baixas rotações e proporcionar conforto ao dirigir. A economia deste conjunto chega a até 4% em comparação ao motor 1.0l VHT. Abastecido com etanol, a potência é de 76 cv a 5.250 rpm, e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm), a 3.850 rpm. Com gasolina no tanque, a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm, e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

10941

Como no motor TEC, o 1.6l VHT, destinado às versões topo de linha, teve redução de atrito. Contribuíram para isso os retentores das válvulas do eixo comando e da flange do virabrequim, que mantêm melhor vedação na passagem de óleo. Rodando com etanol o conjunto alcança potência de 104 cv a 5.250 rpm, e torque de 15,6 kgfm a 2.500 giros. Na gasolina, a potência chega a 101 cv a partir de 5.250 rotações, já o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. A versão 1.6l pode receber a transmissão automatizada ASG.

10940

Dados os créditos ao setor de design, que trabalhou meticulosamente nos dois projetos, os veículos estão mais bonitos, apesar da homogeneidade se comparados a outros automóveis da montadora alemã. Afinal, essa é a identidade global. Vincos e linhas fortes marcam todos os lados do Gol e do Voyage. No interior, iluminação LED e saídas de ar modernas, com colmeia e aros cromados no torneado. Botões foram redesenhados e têm novo material para aguçar as sensações do usuário.

Desde a versão de entrada, a lista de itens de série conta com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. Há novo sistema de som, que concentra todos os recursos tecnológicos na parte frontal do rádio. A tecnologia, segundo a montadora, tem maior interação com o I-System. O equipamento conversa com o sensor opcional de aproximação de obstáculos traseiros para facilitar manobras. O dispositivo ECO Comfort orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.

10939

A arquitetura eletrônica é nova e possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos. Entre eles estão o Comfort Blinker, que aciona a seta de direção com um leve toque na alavanca, e o sistema ESS (Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras, caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada. A tecnologia automaticamente acende as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente.

Na configuração 1.0 os carros trazem pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência à rolagem. São cinco opções para o estilo das rodas e dois tipos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. O conjunto de liga-leve oferece rodas de 14, 15 ou 16 polegadas, agora disponível para as versões 1.6. O Gol será vendido ao preço inicial de R$ 27.990, enquanto o Voyage pode ser adquirido a partir de R$ 29.990.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php