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Novo Nissan Versa começa a ser produzido no Brasil com motores 1.0 e 1.6

Apresentado mundialmente em 2014 no Salão do Automóvel de Nova York, a nova versão do Nissan Versa chega às concessionárias da marca em todo o Brasil nas próximas semanas. Produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende/RJ, o modelo traz duas opções de motorização: 1.0 12V de 3 cilindros e 1.6 16V de quatro cilindros.

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Motor do Nissan Novo Versa 1.0 3 cilindros

De acordo com a Nissan, o novo motor 1.0 de 3 cilindros  possui 77 cavalos de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, e 10 kgfm de torque. Pesando 1.056 kg na versão mais completa (1.0 S), o Nissan Novo Versa três cilindros tem relação peso-potência, de 13,5 kg/cv.

Chamado de HR10, o motor 1.0 de 3 cilindros que equipa o Versa foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão a partir do propulsor HR12, de 1,2 litro. A montadora ainda afirma que o propulsor é compacto e leve graças a um numero reduzido de peças em movimento em relação com um motor de quatro cilindros, e ao uso do alumínio para o bloco e o cabeçote (dotado de variador na admissão).

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Nissan Novo Versa 1.0 S

O motor HR10 utiliza componentes de baixo atrito e muitas peças foram nacionalizadas e preparadas para a utilização de etanol. O material das camisas dos cilindros, por exemplo, foi desenvolvido para uma taxa de compressão de 11,2:1, mais próxima do ideal para o uso do etanol.

A calibração da injeção foi trabalhada para a gasolina brasileira (E22), etanol (E100) ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O mapeamento da central eletrônica (ECU) foi pensado para privilegiar a disponibilidade do torque em baixas e médias rotações, proporcionando uma melhor dirigibilidade nas situações de condução cotidiana, sem comprometer o consumo de combustível.

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Motor do Nissan Novo Versa 1.6 Unique

O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado.

O novo motor traz tecnologias como o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com as árvores do comando, solução que, conforme afirma a Nissan, amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, o que, segundo a Nissan, prolonga a vida útil da peça para 100 mil km.

Outra tecnologia empregada no HR10 é o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System) de variação de abertura das válvulas por meio de variador de fase. O diferencial foi alongado para melhorar o funcionamento do motor.

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Nissan Novo Versa 1.6 Unique

O novo motor atende à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6), em vigor desde 1º de janeiro no Brasil, que estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos em 100% dos motores de ciclo Otto. O sistema Flex Start Bosch, que elimina o tanque auxiliar da partida a frio em todas as versões (também disponível para o motor 1.6) é uma dessas soluções que contribuíram para o modelo atingir as novas marcas. Esse avançado sistema traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento do recipiente auxiliar com gasolina.

O Flex Start Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando está abastecido com 100% de etanol.

O sistema, disponível também no motor 2.0 16V do sedã médio Novo Sentra, conta com velas aquecedoras na galeria do combustível (de ferro), acima dos bicos injetores, que elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada às velas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita, melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas.

O outro motor da linha do Nissan Novo Versa, denominado HR16, também de alumínio e bicombustível, desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e entrega um torque de 15,1 kgfm a 4 mil rpm, com qualquer um dos dois combustíveis, de acordo com a montadora. Também produzido em Resende/RJ, os motores do Novo Versa contam com os sistemas Flex Start Bosch e CVVTCS.

Segundo a Nissan, no consumo urbano, as versões com motor 1.6 atingem 8,6 km/l, com etanol, e 12,4 km/l, com gasolina. Na estrada, o sedã compacto da Nissan faz 10,2 km/l, com etanol, e de 14,8 km/l, com gasolina. Assim como o 1.0 12V de três cilindros, o bom rendimento em consumo pode ser atribuído também à eficiente relação peso-potência do modelo (9,8 kg/cv na versão Unique).

O sedã agora passa a ser oferecido em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique e chega com preços entre R$ 41.990 e R$ 54.990.

Comentário em “Novo Nissan Versa começa a ser produzido no Brasil com motores 1.0 e 1.6

  1. Boa tarde, gostaria de saber pq o versa 1.6 16v 2014 baixa tanso o nível de óleo sem ter vazamento ou estar fumando.
    Hoje eu uso óleo 5/30 sintético
    Recomendado pelo concessionária porém no manual diz 10/40
    Seria por isso que o consumo de óleo do motor.

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