A Citroën está lançando mundialmente o C3, produzido no Centro de Produção de Porto Real, que teve como base o modelo europeu e recebeu intervenções no visual e na mecânica. O veículo pode ser equipado com o motores 1.5i Flex e 120 VTi Flex Start. São suas opções de câmbio: manual de 5 marchas e automático sequencial com troca de marchas na coluna de direção por meio de borboletas.
A propulsão 1.5i é um projeto de acordo com as normas Euro 5 e PL6. O projeto leva em sua construção válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão. Como complemento, os pistões e anéis são “low friction”. O acabamento dos cilindros também tem tecnologia para reduzir atritos. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso.
Uma rota otimizada das correias (layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de seu funcionamento com os combustíveis locais, por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1. O conjunto faz o motor 1.5i Flex desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
O motor topo de linha 120 Vti Flex Start oferece 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.
O sistema de suspensão dianteiro e traseiro do Novo Citroën C3 foi totalmente reformulado. Na frente, a suspensão do Novo Citroën C3 é independente, tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.
A dianteira teve aumento de 14 mm de bitola. Também foram modificados amortecedores, molas e batentes para melhorar a absorção de impactos e alcançar um conforto superior. A suspensão traseira também conta com eixo traseiro, amortecedor, mola e batente novos.
Na versão Exclusive, são usados os pneus 195/55 R16, enquanto que nas versões Origine e Tendance as medidas dos pneus passam para 195/60 R15. Todos os pneus utilizam a tecnologia “verde”, com o objetivo de diminuir o coeficiente de resistência ao rolamento (CRR) e, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
A direção manteve a assistência elétrica, recebeu uma caixa totalmente nova, de última geração, para atender às prestações dinâmicas e também ao aumento de bitola do carro. O diâmetro de giro passa a ser de 10,3 metros. O sistema de frenagem também é totalmente novo. Tem sistema ABS + EBD em todas as versões. Além dos discos ventilados dianteiros de 266 mm, o Novo C3 passa a contar também com tambores traseiros de 9”. Também há pinças de freio com torque residual reduzido para a diminuição do consumo de combustível.
O design do carro remete a com linhas linhas fortes e vincadas. Abaixo dos faróis, existem lanternas diurnas de LED. Lateralmente exibe formas e vincos em baixo relevo nas portas que reforçam a modernidade do projeto. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido. A moldura inferior da tampa traseira, a ponteira de escapamento e os inúmeros detalhes cromados, conferem uma imagem sofisticada ao modelo. Além disso, o novo para-brisa Zenith, melhorou a visibilidade dos passageiros.
Dependendo da versão o Citroën C3 pode ser equipado com itens como ar condicionado, faróis com acendimento automático, retrovisor interno eletrocromo com guia de três leds, bancos dianteiros com apoio de braço, limitador e regulador de velocidade e limpadores do para-brisa dianteiro com acionamento automático. Disponível em sete opções de cores, com amplo pacote de equipamentos de série, o automóvel tem preço a partir de R$ 39.990,00.