Já está à venda no Brasil o Audi Q3 2.0 TFSI quattro, SUV compacto que vem equipado com o motor 2.0 turbo FSI gasolina em duas versões de potência: 170 cv e 211 cv. Segundo a marca alemã, é o mesmo motor que equipa os modelos A4, A5, Q5 e os TT coupé e roadster. O modelo já está disponível nas concessionárias Eurobike e tem preço de R$ 144.900,00.
Conforme os dados da Audi, o Q3 tem 4,39 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura, e porta-malas que varia de 460 a 1365 litros. O veículo teve sua carroceria e forma de construção trabalhados para reduzir o peso do veículo para 1510 kg (com motor de 170 cv) e 1565 kg (motor de 211 cv).
A montadora especifica que a versão de 170 cv do Q3 tem torque máximo de 28 kgfm disponível entre 1.700 e 4.200 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, atinge velocidade máxima de 212 km/h e tem consumo combinado (cidade/estrada) de 13 km/litro. Já com 211 cv, o torque máximo é de 30 kgfm entre 1.800 a 4.900 rpm, acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, atinge 230 km/h e tem consumo combinado (cidade e estrada) de 12,98 km/litro. Para atingir esses números, segundo a Audi, as duas versões de motores do Q3 combinam tecnologias como injeção direta de combustível, turbo e sistema de recuperação de energia (KERS).
A tração integral permanente quattro está disponível nas duas versões de motorização. O sistema possui uma embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente que, em milésimos de segundos, redistribui a força a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário. O sistema também dá a opção de acionamento permanente do eixo traseiro.
Ainda no conjunto mecânico, o Q3 vem equipado com o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades S tronic, que, segundo a Audi, faz trocas de marcha em 0,2 segundos, e também tem a opção de mudança de marchas por meio de shift paddles no volante.
O modelo também traz suspensão traseira four-link, que trabalha com as forças longitudinais e laterais separadamente; direção assistida eletromecânica; freios a disco, ventilados na dianteira, auxiliados por ABS e ESP; e freio de estacionamento eletromecânico.
O Q3 traz ainda rodas de 17 ou 18 polegadas em liga leve, pneus de baixa resistência ao rolamento e distância do solo de 17 centímetros, que permite ao modelo enfrentar terrenos acidentados. Por sua vez, o sistema Audi Drive Select, disponível na versão de 211 cv, muda o comportamento do carro de acordo com a opção selecionada: Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência.
O modelo também possui sistemas de auxílio ao motorista, como o Audi Side Assist, que utiliza radar para ajudar o motoristas a mudar de pista, com velocidade superior a 30 km/hora e o de assistência ao estacionamento, que esterça a direção quando o veículo está manobrando, com a ajuda de doze sensores ultra-sônicos que detectam obstáculos, memorizam e alertam o motorista sobre os riscos de colisão.