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Conheça o novo módulo de controle que substitui várias válvulas trazendo benefícios ao implementador e ao usuário

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Não tem como deixar de lado o princípio básico da segurança veicular quando a maioria dos insumos que circulam no Brasil são transportados por meio da malha rodoviária, ou seja, são realizados por meio de caminhões de todas as capacidades de carga, sendo que os veículos tratores (cavalos) trafegam com os implementos rodoviários, os quais também são considerados quando do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, que a partir de 2013 passaram a contar com o Sistema de Freios ABS, exemplificando o empenho dos desenvolvedores de Sistemas de Freios no aumento da segurança veicular aplicada aos implementos rodoviários.

Para facilitar o entendimento, o Sistema Pneumático de Freio possui o seguinte funcionamento: o motorista, ao acionar o pedal de freio no cavalo trator, emite um sinal pneumático que pilota a válvula Relê e Emergência, que por sua vez, transfere o ar do reservatório do implemento para as câmaras de serviço, freando o veículo. O desacionamento ocorre quando o motorista cessa a atuação no pedal de freio do cavalo, permitindo então que o ar contido nas câmaras de serviço seja exaurido para a atmosfera, liberando os freios da carreta, explica José Antonio Servidoni, Gerente de Vendas da Haldex do Brasil.

Ele ainda explica que, no Sistema Pneumático de Freio convencional do implemento, existem o painel com válvulas de acionamento (push-pull) e demais válvulas como: exaustão, dupla retenção, descarga rápida, de bloqueio, engates e filtros.

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Novos rumos

A Haldex Brasil, aproveitando-se da obrigatoriedade da aplicação de Sistema ABS, traz para o Brasil o produto premiado na Europa por sua elevada contribuição com a segurança veicular nos implementos rodoviários, denominado TrCM (Trailer Control Module – Módulo de Controle do Implemento), apresentado ao mercado durante a Fenatran 2013.

Esse novo módulo, além de conferir a função de Segurança Ativa (Safe Parking), que aciona automaticamente o freio de estacionamento do implemento quando ocorre o desacoplamento do engate da linha de emergência (linha vermelha) independentemente da atuação do motorista, integra as funções de emergência, exaustão, dupla retenção, estacionamento, desfrenagem e reguladora de fluxo (opcional), substituindo as válvulas Relê e Emergência, Exaustão, Dupla Retenção e duas válvulas de acionamento do painel (Estacionamento e Desfrenagem), resultando um Sistema Pneumático de Freio simplificado, trazendo os seguintes benefícios:

• Menor número de conexões.
• Menor quantidade de tubulação.
• Tempo de montagem do sistema reduzido.
• Redução considerável de itens em estoque e logística simplificada.
• Menor frequência de manutenção do sistema em função da alta confiabilidade do módulo TrCM e do menor número de válvulas.
• Mesma tecnologia aplicada nos implementos rodoviários europeus há três anos.

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Um dos objetivos da Haldex é desenvolver produtos que tenham aplicação global, minimizando assim, a diferença de tempo na introdução dessas soluções e inovações tecnológicas nos diferentes mercados. É importante mencionar que o TrCM foi homologado pelo órgão certificador TÜV (Alemanha) em atendimento aos requisitos da ECE-R13, que rege as metodologias de teste e aprovação do sistema de freio de veículos europeus e que serve de base para a determinação da normas brasileiras para homologação dos sistema de freios pela ABNT.

Circuito pneumático de freio para semi-reboque 2 eixos suspensor

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Circuito pneumático de freio para semi-reboque 2 eixos sem suspensor

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