Nova linha Classe E da Mercedes-Benz tem novos motores e mais tecnologia

A Mercedes-Benz está lançando mundialmente a nova linha Classe E, com design mais esportivo e novas opções de motorização. A Classe E continua disponível em duas versões de acabamento (Elegance e Avantgarde) e duas opções de carroceria, sedã (Saloon) e perua (Estate), e agrega soluções de eletrônica embarcada que antecipam o que virá nos modelos de alto luxo da Classe S.

12310

De acordo com a montadora, os novos motores a gasolina da Classe E 2013 seguem a filosofia da linha de motores BlueDIRECT, com a entrada de uma versão quatro cilindros e 2 litros, turbinado,  com versões de 184 cv e 211 cv. O conjunto possui injeção direta e agrega injetores piezelétricos, ignição rápida multifaíscas, comando de válvulas variável na admissão e exaustão, bomba de óleo controlada e balanceador dinâmico com rolamentos antifricção – este aplicado pela primeira vez em um motor a gasolina, segundo a fábrica.

12312

Ajudado pelo sistema de recirculação de gases do motor (SCR) de alta pressão, o Classe E com motor BlueDIRECT de 4 cilindros e transmissão 7G-TRONIC PLUS pode fazer até 17,24 km/l, conforme dados da Mercedes. A gama ainda possui, com a motorização V6 de 3,5 litros, três opções de potência (252, 306 e 333 cv) e uma opção V8 de 4,7 litros e 408 cv. Na Europa, o carro ainda terá duas opções diesel, de 4 e 6 cilindros, e uma híbrida (diesel/elétrico) capaz de atingir nada menos que 75 kgfm de torque máximo e consumo de 24,39 km/l.

As opções de transmissão são a já citada 7G-TRONIC PLUS (automatizada de sete marchas) e a combinação desta caixa com o recém-lançado sistema de tração integral 4MATIC. Na suspensão, existem quatro configurações possíveis: duas Direct Control com sistema de amortecimento seletivo (sendo um acerto para conforto na linha Elegance e acerto esportivo para a Avantgarde); suspensão esportiva rebaixada (disponibilizada juntamente com os pacotes Exterior Sports ou AMG Sports) e suspensão pneumática Airmatic com sistema de amortecimento controlado eletronicamente, de série para os modelos V8. Nesta opção, a perua é equipada com suspensão a ar com sistema de controle de nivelamento integrado no eixo traseiro.

O novo Classe E ainda possui duas opções de grades frontais diferentes
O novo Classe E ainda possui duas opções de grades frontais diferentes

A Mercedes ainda anuncia que, em breve, todos os modelos da família Classe E serão equipados de série com o sistema de direção eletromecânico Direct-Steer, cuja sensibilidade varia de acordo com a velocidade do veículo.

No quesito segurança, o Classe E traz sistemas que podem ajudar a evitar acidentes com pedestres, neste caso, o sistema PRE-SAFE Brake pode detectar pedestres e iniciar a frenagem automaticamente para evitar atropelamento em velocidades até 50 km/h. Outro sistema de assistência de frenagem é o BAS PLUS com Junction Assist (assistência de esquinas), que, segundo a Mercedes, consegue detectar o tráfego transversal e também pedestres, amplificando a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade.

12311

O pacote de segurança também  inclui sistema Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) ativo, que pode evitar acidentes com carros vindos em sentido contrário e faróis altos contínuos antiofuscamento; PRE-SAFE PLUS (sistema que pode reconhecer a iminência de uma colisão traseira e aciona proteção dos ocupantes para reduzir as forças do impacto); Active Parking Assist (assistente de estacionamento ativo), que permite estacionar automaticamente manobrando o volante tanto em vagas paralelas como perpendiculares; e câmera 360 graus, que cobre os quatro lados do veículo.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php