Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nissan New March ganha motor três cilindros de 1,0 litro

A Nissan divulgou que o New March, produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende/RJ, acaba de ganhar um novo motor três cilindros de 1,0 litro chamado de HR10, com 77 cavalos e 10 kgfm e sistema de ignição a frio Flex Start Bosch. Derivado do motor HR12, de 1,2 litro, o novo motor foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. Em relação à versão japonesa, o HR10 teve redução de massa de componentes, como bloco, cabeçote, virabrequim, cárter, entre outros, para ficar mais leve e compacto, segundo a montadora.

18613

O cabeçote (dotado de variador na admissão) e o bloco são de alumínio, materiais que colaboram para a redução do peso em relação ao propulsor utilizado anteriormente, de quatro cilindros (D4D) e que tinha bloco de ferro. A sua relação peso-potência é de 12,5 kg/cv que, de acordo com a Nissan, colabora para a boa performance do carro no dia-a-dia das cidades e na hora de viajar.

Além de utilizar componentes de baixo atrito, o HR10 tem calibração para trabalhar com a gasolina brasileira (E22) e etanol (E100) e também a mistura dos dois em qualquer proporção.  Muitos componentes foram nacionalizados e preparados para trabalhar com o etanol. O material das camisas dos cilindros, por exemplo, foi desenvolvido para a nova taxa de compressão. A geometria do coletor de admissão é nova, assim como foram modificados o diâmetro do corpo de borboleta. O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado, afirma a empresa.

18615

O novo motor faz uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do comando de válvulas (duplo e variável na admissão), solução que, segundo a Nissan, pode ampliar o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km.

18616

A montadora afirma que no ciclo urbano, o New March equipado com o motor HR10 faz 8,8 km/l, com etanol e 12,9 km/l, com gasolina. Em estradas, as médias são de 10,3 km/l e 15,1 km/h, respectivamente. A relação da 5ª marcha foi alongada (0,821 para 0,7949) para baixar as rotações em velocidade de cruzeiro, também trazendo maior economia de combustível.

18614

Previsto para chegar às concessionárias de todo o país a partir de março, o Nissan New March 1.0 tem preço inicial estipulado em R$ 35.990, em versão completa desde o modelo de entrada.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php