Nissan adota sistema que alerta sobre sonolência do motorista na direção

A Nissan desenvolveu um sistema que alerta motorista e ajuda a detectar direção perigosa causada por sonolência e falta de atenção. No painel do carro, o sistema mostra uma imagem de uma xícara de café, sugerindo que motorista descanse um pouco antes de continuar guiando o automóvel. A xícara é parte do alerta visual e sonoro emitido pelo Alerta de Atenção ao Motorista da Nissan (em inglês, DAA, Driver Attention Alert).

19154

O DAA estará disponível no Maxima 2016, sendo parte integrante do conjunto de sistemas de segurança e assistência ao motorista, que já está disponível no crossover Murano 2015. O lançamento do Maxima equipado com o DAA aconteceu a tempo da comemoração do “Dia de Conscientização pela Condução Sonolenta”, em 6 de abril, nos Estados Unidos.

O sistema DAA da Nissan se adapta a cada motorista, de forma individualizada. O DAA monitora os padrões do motorista (durante suas manobras, através de sensores que detectam o ângulo de esterçamento) por um determinado período, chamado de valor de referência.

Posteriormente, ele passa a comparar, de forma contínua, os padrões de condução com o valor de referência, através de uma análise estatística dos erros e correções do esterçamento. Se ele detectar que o comportamento de condução é compatível com um estado de sonolência do motorista, o sistema emite um alarme sonoro e exibe um sinal luminoso semelhante a uma pequena xícara de café amarela, acompanhado da mensagem “Que tal um descanso?” (‘Take a break?’) no painel de instrumentos.

A lógica do DAA permite evitar falsas detecções, conseguindo detectar curvas no caminho percorrido, mudanças de faixa de rolamento, frenagens e até mesmo vias em condições de rodagem ruins. O sistema é automaticamente reinicializado com a parada do motor, podendo ser também desligado pelo motorista, se este assim o desejar.

Cabe ao motorista a responsabilidade de se manter alerta todo o tempo. O DAA é apenas um alerta que informa ao motorista sobre uma falta de atenção ou sonolência em potencial. Ele não detecta ou dá um alerta em todas as situações.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php