Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

NGK ressalta importância de revisão preventiva no motor

A NGK alerta sobre a necessidade de diagnóstico correto do motor e de seus respectivos componentes. De acordo com a fabricante de autopeças, é importante que o mecânico oriente os motoristas quanto a análise nas velas e cabos anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veículo já rodou mais de 20 mil km”, afirma Akira Bando, proprietário da Akira Auto Repar, em Guarulhos/SP.

15646

“Durante a inspeção e substituição das peças desgastadas é possível fazer diagnósticos mais específicos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas. Após a revisão da sonda lambda, saber se o antigo proprietário utilizava combustível de má qualidade ou adulterado. Velas escuras e oleosas indicam que o motor já está queimando óleo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustível”, explica Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

Akira ressalta o uso do scanner de diagnóstico para saber a quilometragem aproximada do veículo, bem como expondo uma eventual adulteração no hodômetro. “Além disso, um mecânico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, observando o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”, reforça o mecânico.

A análise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da ignição do veículo, facilitando a partida imediata do propulsor. Se estiverem desgastadas, podem diminuir o desempenho do carro, dificultando a partida após um período de tempo desligado. O alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes, são outros problemas que podem surgir.

O combustível de má qualidade pode comprometer a vida útil da sonda lambda, provocando queda de rendimento do motor, aumento no consumo de combustível e da emissão de gases poluentes. A empresa lembra que a revisão preventiva e periódica evita preocupações futuras, além de proporcionar maior economia em relação a manutenções corretivas.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php