NGK recomenda incluir cabos e velas de ignição na revisão de férias

A NGK alerta o mecânico para a inclusão da verificação do estado das velas e cabos de ignição no checklist da revisão de férias. De acordo com a fabricante, a manutenção preventiva desses componentes deve ser periódica, já que, se ultrapassarem a vida útil, podem causar dificuldade na partida do veículo, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes. Nas viagens de férias, especialmente, a NGK alerta para o risco de falhas do motor durante ultrapassagens e retomadas, o que, em situações extremas, pode causar acidentes.

Por isso, a fabricante recomenda que todas as velas de ignição do veículo sejam removidas para inspeção a cada 10 mil km. Velas com a vida útil ultrapassada, segundo a empresa, podem também reduzir a vida útil de outros componentes como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e, inclusive, do catalisador. Já os cabos de ignição devem ser checados a cada 60 mil quilômetros – ou a cada três anos. Para automóveis movidos a GNV, as revisões têm de ser a cada 30 mil quilômetros.

A NGK atenta também para a utilização de componentes na especificação correta, conforme descrito na Tabela de Aplicação da fabricante ou especificado no manual do proprietário. “A utilização de peças inadequadas pode comprometer e danificar vários outros componentes do veículo”, ressalta o técnico da Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori. A NGK disponibiliza a Tabela de Aplicação de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio pela internet, no site www.ngkntk.com.br

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