A NGK fornece dicas para o mecânico repassar aos clientes para a economia de combustível dos veículos, ressaltando a importância da manutenção preventiva. Segundo a fabricante de velas e cabos de ignição, uma manutenção correta em alguns equipamentos do veículo podem auxiliar na economia e diminuir os aumentos de gastos com possíveis aumentos no preço dos combustíveis.
De acordo com a empresa, o mecânico deve orientar seu cliente a tomar medidas simples como manter pneus calibrados e com pouco desgaste, andar com os vidros fechados ou ar-condicionado desligado, e dirigir sem acelerações e freadas bruscas, assim como manter em dia a manutenção de filtros de ar, combustível e óleo.
Dentro dos sistemas de ignição e injeção, especificamente, a NGK destaca a manutenção do bom estado da vela de ignição, já que é o componente que vai garantir que todo o combustível será queimado. O funcionamento irregular deste componente, segundo a empresa, resultará em uma queima incompleta da mistura e desperdício de combustível.
As consequências detalhadas do mau funcionamento das velas, além do aumento do consumo de combustível, são a diminuição do desempenho do veículo, dificultando a partida e ocasionando falhas durante retomadas, aumento dos níveis de emissões de gases poluentes. Velas em mau estado podem também prejudicar componentes como distribuidor, rotor do distribuidor e bobina (ou transformador).
Segundo a NGK, algumas montadoras recomendam que, em caso de veículos expostos a trânsito intenso, os prazos de manutenção dos componentes sejam reduzidos pela metade. Ou seja, se o manual do veículo recomenda a troca das velas a cada 20 mil km, em um veículo que enfrenta trânsito urbano intenso a troca deve ocorrer aos 10 mil km.
Já os cabos de ignição, de acordo com a fabricante, também necessitam de checagem periódica a cada 60 mil quilômetros ou a cada três anos. A sonda lâmbda (sensor de oxigênio) também é um item essencial para que o veículo exerça a queima correta de combustível sem desperdícios, já que o componente compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.