NGK dá dicas para evitar problemas em dias de chuva

NGK dá dicas para evitar problemas em dias de chuva - Foto: divulgação/NGK

 

Para trafegar com veículos em dia de chuva é necessário ter atenção redobrada por conta das ruas e estradas escorregadias por conta da água, além dos alagamentos que podem surpreender os motoristas. O consultor técnico da NGK, Hiromori Mori, dá dicas para evitar dores de cabeça e chegar em segurança ao seu destino naqueles dias de muita chuva. 

Os primeiros cuidados devem começar antes mesmo de sair da garagem, já que a umidade pode ocasionar problemas no sistema de ignição. Hiromori afirma: “A umidade propicia problemas no sistema de ignição, sobretudo quando há cabos e bobinas com terminais ressecados ou trincas no corpo da bobina. Por isso, é essencial manter em dia a revisão do carro”. Segundo ele, é necessário também atenção com palhetas, faróis, pneus, sistema de ventilação e freios.  

Caso o motorista seja surpreendido pela chuva na rua, o ideal nessas situações é estacionar o carro em um local seguro, longe de regiões baixas que podem alagar. Dessa forma, evitando riscos como a aquaplanagem, que acontece quando os pneus perdem o contato com o solo por conta da quantidade de água acumulada no asfalto. Outra dica é evitar locais como árvores ou estruturas que possam cair e atingir o veículo. 

 Dirigibilidade na chuva 

Caso não seja possível parar para esperar a chuva diminuir, é recomendado evitar regiões baixas que podem alagar, usar o farol baixo mesmo se estiver de dia e dirigir em velocidade reduzida. Em casos de aquaplanagem, o ideal é não girar bruscamente a direção ou pisar de forma forte nos freios até que os pneus voltem a ter contato com o solo.  

Em casos de enchente, é necessário esperar a água baixar para evitar o calço hidráulico, que é a entrada de água no motor através da tomada de admissão. “Se o carro ‘morrer’ durante a travessia, o condutor não deve tentar dar a partida, uma vez que essa atitude poderá implicar em calço hidráulico, que ampliará os prejuízos., diz Hiromori. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php