No mês de março, a Navistar Mercosul, detentora das marcas MWM Motores Diesel e International Caminhões, forma mais três turmas do Programa Escola Formare nas unidades industriais da empresa. No ano de 2015, a companhia formou 50 jovens no programa, uma ação social que investe na formação profissional de jovens de população de baixa renda.
A formatura contou com a participação de todo corpo diretivo da empresa e com a presença do Sr. Waldey Sanchez, paraninfo da turma, e da representante da Fundação Iochpe, Beth Callia, além de familiares dos formandos. O Programa Escola Formare foi implementado na empresa há 29 anos em parceria com a Fundação Iochpe. Durante este período, mais de 850 jovens tiveram oportunidade de adquirir conhecimento, possibilitando a inclusão social e profissional.
A recém-formada Amanda Dias da Silva, de 18 anos, afirma que após o curso, está mais preparada para os desafios profissionais e para a vida. “O Formare não é apenas uma escola onde se aprende a ser um bom profissional. Aqui aprendemos a montar e desmontar motores, mas também aprendemos a lidar com todos os setores da vida. Aprendemos o nome da cada peça que compõe o motor, mas também aprendemos a como tratar cada ser humano com respeito e cortesia. E como se não bastasse nos transformar em profissionais capacitados, ainda nos mostram como ser melhor a cada dia, melhor para nós, melhor para todos que amamos e melhor para a sociedade. Mais que conhecimento, o Formare ensina integridade”, conclui Amanda.
A média de absorção dos formandos pelo mercado de trabalho é de aproximadamente 85%, afirma a Navistar.
Para participar do Formare, o aluno deve pertencer à família de baixa renda. As disciplinas são ministradas por colaboradores voluntários da Navistar Mercosul. A média é de 40 educadores voluntários por turma. O curso tem duração de 850 horas, com carga semanal de 25 horas aula e 20 horas de aulas práticas. A grade curricular oferecida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela UNESCO. A Escola é auditada anualmente pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e nos últimos anos recebeu nota “A” nos quesitos avaliados.
Entre os benefícios oferecidos pela Navistar Mercosul estão: assistência médica e odontológica, medicamentos, bolsa auxílio de meio salário mínimo, uniforme, óculos, transporte, alimentação e material didático.
Para a CFO e Diretora de Recursos Humanos e TI da Navistar Mercosul, Sandra Mariani, o Programa tem o intuito de colaborar com a melhoria da sociedade e com os futuros profissionais. “Valorizar estes jovens, promover o conhecimento e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional, demonstram os valores de nossa empresa e a responsabilidade com o futuro dos profissionais e cidadãos brasileiros”, afirma Sandra.