Em função de variações no diâmetro do pino esférico da família Palio produzidos entre 01/1996 e 12/2007, a Nakata informa que, no momento da aquisição e instalação do componente, é imprescindível confrontar o ano e modelo do veículo que será reparado com os dados disponíveis no Catálogo de Aplicação Nakata, como segue:
– Código N 6020 nos modelos de 01/96 – 12/96
Aplicação no diâmetro do pino esférico 13,125 mm
– Código N 6026 nos modelos de 01/97 – 06/00
Aplicação no diâmetro do pino esférico 13,6 mm
– Código N 6058 nos modelos de 07/00 – 12/15
Aplicação na caixa com fixação diferente
Segundo a fabricante da peça, a escolha incorreta e sua consequente aplicação resultará em danos ao pivô e também à contrapeça, invalidando a garantia do produto. Mesmo tendo certeza do ano/modelo do veículo, é importante conferir as medidas antes da instalação, ressalta a Nakata.
GRAVÍSSIMO Parafuso de pivô quebrando
Venho aqui reportar 3 casos ocorridos em minha oficina com os pivôs Nakata N6058 linha Palio/Strada. Em um período de 4 meses foram 3 casos em minha oficina.
1 CASO PIVÔ ESQUERDO N6058 STRADA – WORKING 1.4 MPI FIRE 8V CD – 2011/ 2012
4 dias depois da troca a cliente retornou com a reclamação dizendo que teve que parar o veículo em uma outra mecânica qualquer para ser socorrida porque a roda estava solta e fizeram algo paliativo. Pedi para que deixasse em minha oficina para eu verificar. Ao analisar constatamos que havia ocorrido falha/quebra em 2 dos 3 parafusos do pivô e como solução paliativa colocaram mais 1 para que continuasse o trajeto. Já em minha Oficina retiramos o pivô analisamos o furo na manga de eixo, a bandeja e tudo estava em perfeita ordem, então substituímos os 3 parafusos por mais 3 novos de outra embalagem Nakata. Nesse primeiro caso não conseguimos concluir o motivo da quebra, acreditamos que poderia ser um excesso de torque, mas por mais que o parafuso tivesse excedido o torque estamos falando de um parafuso 10.9 então era de se duvidar.
2 CASO PIVÔ DIREITO N6058 > PALIO – WEEKEND TREKKING 1.4 FIRE 8V – 2011/ 2012
No mesmo dia da troca o cliente ligou reclamando que tinha parado em uma borracharia pois o carro estava fazendo barulho. O borracheiro lhe informou que o carro estava somente com 1 parafuso no pivô. Pedi que ele voltasse em minha oficina o mesmo retornou uma semana depois. Verificamos as peças adjacentes e novamente tudo estava correto. Nesse segundo caso ativou um alerta que poderia estar ocorrendo algo na peça Nakata mais precisamente no parafuso. Substituí os parafusos por 3 novos de classe 10.9 e apertamos com 24Nm ou 2,4Kgm segundo manual Fiat. E até o momento nada foi reportado.
3 CASO PIVÔ N6058 ESQUERDO > PALIO 1.0 FIRE 8V – 2007/2008
Cliente retornou aproximadamente 4 meses após a troca do Pivô dizendo que a direção estava dura e ao analisarmos o carro o pivô estava somente com um parafuso. Analisamos as peças adjacentes novamente tudo ok e nesse caso consegui tirar as fotos. Estava somente com um parafuso. Substituí os parafusos por 3 novos de classe 10.9 e apertamos com 24Nm ou 2,4Kgm segundo manual Fiat.
ANÁLISE
Pelos depoimentos dos proprietários, dos mecânicos e borracheiros terceiros. Acreditamos que o parafuso esteja rompendo entre a cabeça e o início da rosca (Ponto de maior tensão em um parafuso). Também notamos fragilidade das porcas.
SUGESTÃO
Substituição dos parafusos por rosca parcial ou que pelo menos tenha uma área de menor tensão no início da rosca, flangeado e com a mesma classe. E para porca sugestão de troca por uma também flangeada.
CONCLUSÃO
Parei a compra de pivôs Nakata e o restante de meu estoque irei utilizar outros parafusos
gostaria de saber qual extrator é usado para soltar o pivi,já comprei diversos extratores dizendo ser e não encaixa,teria algum específico a linha Fiat?
obrigado