O mecânico deve ficar atento à escolha da bomba d’água ao fazer a manutenção de veículos com motor GM, informa a Nakata. A fabricante explica que existem diferenças no rotor, polia ou na carcaça – variações que ocorrem devido ao número de válvulas e à evolução dos motores.

O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, alerta que “é fundamental ficar atento ao modelo adequado para cada motor GM, evitando assim instalar peça inadequada o que poderia causar atropelamento de válvulas devido à incompatibilidade entre os dentes, da polia e da correia dentada”. Por isso, para facilitar a escolha da peça, o especialista destaca alguns códigos específicos:

– Chevrolet Corsa 8 válvulas: item NKBA03147
– Chevrolet Corsa 16 válvulas: item NKBA03148
– Chevrolet Monza, Kadett polia com 21 dentes: item NKBA03149
– Chevrolet Monza com defletor e polia com 21 dentes: item NKBA03150
– Chevrolet Monza, Kadett, Vectra, Astra, S10 e Omega 8 válvulas, polia com 25 dentes: item NKBA03152
– Chevrolet Vectra 16 válvulas: item NKBA03157
– Chevrolet Meriva, Cobalt, Spin e Fiat Strada 8 válvulas, polia com 19 dentes – NKBA03162
– Fiat Stilo 16 válvulas, polia com 23 dentes – item NKBA03163
– Chevrolet Celta, Corsa, Classic, Onix 8 válvulas VHC, polia com 19 dentes – item NKBA03167

Para identificar qual é a bomba recomendada para o modelo a ser reparado e sanar eventuais dúvidas, a Nakata conta com o catálogo eletrônico no endereço www.catalogonakata.com.br. “O mau funcionamento da peça pode ocasionar elevação da temperatura, maior atrito dos componentes internos do motor, maior desgaste e comprometimento do motor”, afirma Jair.