A Nakata afirma que os freios a disco estão ganhando cada vez mais espaço nos veículos pesados porque são mais eficientes e duráveis que o sistema a tambor. “Estimamos que a maioria dos veículos médios e pesados terá a lona e o tambor substituídos por pastilhas e discos”, afirma o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva. “Pastilhas e discos fazem parte de um sistema mais simples, mais durável e tem o custo de manutenção mais baixo que o conjunto de lona e tambor”, ressalta.
De acordo com a fabricante de autopeças, a troca da lona e tambor por pastilhas e discos resulta em diversos benefícios. Jair afirma que, além da frenagem ser mais eficiente, há melhor dissipação de calor. No caso dos caminhões pesados, o supervisor de serviços lembra também que o sistema de freio é apenas parte do que se utiliza para parar o veículo. “Em uma descida de serra, com declive muito acentuado, não se pode dispensar o uso do freio-motor para auxiliar a frenagem para evitar superaquecimento que causa grave dano ao sistema de freio”, explica.
Jair também dá dicas aos carreteiros sobre os sinais de desgaste nos componentes do sistema de freio aos quais eles têm que ficar atentos. “Há veículos que contam com um luminoso no painel que acende conforme o desgaste. Outros utilizam um alarme sonoro para chamar atenção do motorista para parar e fazer a substituição de peças”, adverte o supervisor de serviços da Nakata
Jair também enfatiza que, se não houver nenhum sistema de aviso, o motorista deve fazer uma inspeção periódica no veículo. O caminhoneiro deve evitar que a pastilha chegue ao fim para que não ocorra a perda da frenagem e não danifique os discos. “Por isso, a manutenção preventiva é tão importante”, finaliza.