Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Nakata explica os sinais que indicam desgaste do freio a disco

O gerente de Qualidade e Serviços da Nakata, Jair Silva, reforça a importância da manutenção dos componentes do sistema de freio. “Um dos itens que devem ser verificado regularmente são as pastilhas, peças que ficam em contato com os discos de freio, em grande parte dos veículos, nas rodas dianteiras. Caso estejam desgastadas, o carro perde poder de frenagem”, comenta Jair. Segundo ele, a durabilidade das pastilhas varia de acordo com a utilização do veículo. “Na cidade, a peça tem maior desgaste, pois os motoristas são obrigados a frear mais devido aos congestionamentos”, ressalta o especialista.

16379

Jair explica que um dos indícios que pode revelar problemas nas pastilhas é o ruído, provocado pelo atrito de ferro do componente com o disco também de ferro. “O barulho indica que a pastilha ultrapassou a espessura mínima e deve ser substituída para não provocar ranhuras nos discos, o que encareceria a manutenção”, afirma o gerente de Qualidade e Serviços. Nessa situação, os discos de freio podem perder a planicidade, causando trepidação ou vibração na frenagem. “Os discos também devem ser revisados porque possuem uma especificação mínima para garantir funcionamento adequado”, comenta.

A recomendação da Nakata é que o mecânico oriente o seu cliente a ficar sempre atento com o sistema de freio, fazer manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, e, ao observar qualquer anormalidade, levar o veículo para a sua oficina.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php