Nakata explica os cuidados que a barra de direção exige para não comprometer a segurança dos caminhões



A barra de direção é um item fundamental na segurança dos veículos e merece alguns cuidados na hora da manutenção, como ser inspecionada regularmente e substituída sempre que apresentar indícios de desgaste. “As paradas em oficina para efetuar a manutenção preventiva não devem ser adiadas, pois deixar o veículo quebrar para só então fazer a manutenção corretiva pode sair bem mais caro”, afirma o gerente de qualidade e serviços da Nakata Jair Silva. Ele destaca que a inspeção preventiva é importante não só por questões econômicas, mas, especialmente, para garantir a segurança no trânsito.

Segundo Silva, sem inspeção adequada na barra de direção, o componente poderá até se romper, e com isso, há perda da dirigibilidade, o que pode provocar acidentes.

A recomendação é verificar se não há folgas nos terminais e nenhuma coifa rasgada a cada 10 mil km. “É preciso ficar atento a folgas, pois, além do risco de provocar acidentes, pode causar interferência na geometria da direção e desgaste dos pneus”, adverte.

Ele explica que tempo de uso, pedras e até linha de pipas podem danificar a coifa. Caso a coifa rasgue, ocorrerá perda da graxa lubrificante, além de entrar impurezas e, consequentemente, desgastar o terminal de direção.

Ele alerta: “O sistema é blindado não dá para trocar somente a coifa, mas sim o terminal ou a barra de direção”. Não é aconselhável recondicionar os componentes de direção.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php