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Nakata dá dicas para identificar sinais de desgaste nos freios

Projetado para realizar a parada do veículo com segurança, o sistema de freio merece atenção especial em sua manutenção. Composto por pinça, disco, tambor, servo-freio, cilindros mestre e de rodas, pastilha, lonas e tubulação, entre outros componentes, é item de extrema importância na revisão.

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Sistema de freio a tambor

O freio tem a função de paralisar a roda que por sua vez através do atrito do pneu com o solo imobiliza o veículo. O sistema de freio automotivo tem vários tipos, o mais utilizado é o hidráulico servo assistido disco/disco ou disco/tambor. Ficar atento a ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel – essas características podem indicar desgaste do conjunto.

O gerente da qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, comenta sobre a manutenção preventiva. “Revisar o veículo com periodicidade recomendada pelo fabricante, lembrar que a forma de conduzir o veiculo também influencia no desgaste do freio. Portanto, é importante, por exemplo, utilizar o motor como freio em declives acentuados”, recomenda o especialista.

Muitos fatores podem contribuir negativamente para a durabilidade do freio, como a contaminação de agentes externos rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e modo de dirigir do usuário também podem provocar desgaste, sendo possível a inspeção visual que deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora do veículo.

A pastilha também é um item importante, e sempre que for substituída deve-se levar em conta a substituição dos discos. Jair destaca que, na maioria das situações, a troca se faz necessária: “A usinagem da superfície do disco usado não é uma retífica como nos discos novos e, em muitos casos, é o acabamento desta superfície com elevada rugosidade que acaba gerando ruídos na frenagem”, explica o gerente.

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