A Nakata divulgou uma lista de orientações para o mecânico executar a substituição correta dos discos de freio em qualquer carro, garantindo a segurança dos ocupantes do veículo. De acordo com Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata, um dos principais cuidados que o mecânico deve tomar é limpar faces de contato entre o disco de freio e o cubo da roda, “pois o acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem”, afirma. Os sinais de oxidação ou rebarbas nessa região podem ser retirados com uma lixa de ferro ou escova de aço.
Para retirar a película protetora das faces de contato, é preciso limpar os discos com desengraxante. Durante o procedimento no veículo, Jair também adverte para que a pinça de freio não fique pendurada pelo flexível. “Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no flexível”, ressalta. Observe também se há vazamentos nas pinças, funcionamento dos êmbolos e deslizamento dos pinos-guia. “O mecânico também deve se atentar à limpeza das mãos, pois resíduos podem contaminar as pastilhas”, lembra o especialista.
Para evitar vibrações no freio, Jair atenta para o torque excessivo nos parafusos da roda, que pode provocar empenamento no conjunto cubo-disco-rolamento, resultando em trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Segundo a Nakata, o empeno máximo do conjunto na linha leve não deve ser superior a 0,10 mm. Caso esteja acima dessa medida é preciso remover o disco, colocar a ponta do relógio comparador na borda do cubo, girar o cubo vagarosamente e fazer a leitura. “Se o resultado for maior que 0,04 mm, o cubo pode estar empenado ou os rolamentos com folga excessiva. Assim, o problema precisa ser corrigido”, comenta Silva.
Caso o empeno esteja dentro da medida correta e mesmo assim houver vibração na frenagem, a Nakata explica que os responsáveis podem estar nas folgas entre os componentes da direção e suspensão, como os terminais axiais, que podem ocasionar vibrações ou golpes no volante durante a frenagem.
O supervisor de serviços da Nakata sugere também trocar os discos sempre que houver a troca das pastilhas. A recomendação de fábrica é que, após a substituição das pastilhas e discos, evitar freadas bruscas durante os primeiros 300 quilômetros de rodagem. “Essa quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material do atrito”, finaliza Jair.