Para preservar a vida útil e garantir o bom funcionamento dos amortecedores do veículo, a Nakata dá dicas para executar a manutenção correta durante a troca da peça. “Na hora de realizar a manutenção, alguns procedimentos asseguram o máximo desempenho dos amortecedores”, afirma o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva, apontando que algumas ferramentas específicas são primordiais para realizar uma aplicação adequada do amortecedor, evitando o uso de martelo e alicate de pressão.
“Ao dar o aperto final, não se deve, de nenhuma forma, travar a haste do amortecedor com alicate de pressão já que esta prática danifica a mesma”, avisa Jair. As marcas do alicate na haste cortam a vedação do amortecedor conforme ocorre o movimento da peça durante seu uso, causando vazamento de óleo. A Nakata informa que existem ferramentas desenvolvidas especificamente para a montagem que evitam marcas e deformações nos componentes. O torque final no amortecedor deve ser aplicado com o veículo apoiado no chão.
Jair ressalta que os amortecedores Nakata contam com acabamento levemente ranhurado em suas hastes, feitas na fábrica para servir de canais de armazenagem de óleo, o que, segundo o supervisor, assegura melhor lubrificação da haste e dos componentes internos do amortecedor.