Advertisement


Nakata Feras da Oficina

O programa Feras da Oficina da Nakata tem como objetivo reunir dicas com soluções que ajudam a identificar problemas no dia a dia dos mecânicos. Em setembro, os destaques foram dicas sobre como não provocar danos no sistema hidráulico na hora de trocar pastilhas, resolver vazamento de óleo na abraçadeira da coifa e resolver problema de marcha lenta após a troca da bomba de óleo.

A empresa anuncia também os três mecânicos premiados em setembro: Guilherme Souza Silva, de São Bernardo de Campo/SP; Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP; e Giovani Dalla Lana Moreira, da Mecânica Mundinject, de Santa Maria/RS.

Guilherme ficou em primeiro lugar com a dica “Evitando prejuízo na hora de trocar pastilhas de freios”, em que recomenda abrir o sangrador para não fazer pressão contrária ao cilindro mestre e módulo de ABS todas as vezes que for substituir as pastilhas. “Assim, a sujeira não sobe no cilindro mestre e no módulo do ABS”, explica.

Já o segundo lugar ficou com Fernando Neves, que falou sobre “Vazamento de óleo na abraçadeira da coifa lado do câmbio”. O mecânico conta que o veículo estava vazando óleo pela coifa, porque fora aplicada uma coifa inadequada, com cinta plástica. “Este tipo de abraçadeira não deve ser usado em coifa de junta homocinética, pois além de não dar o aperto correto elas sofrem maior dilatação”, relata.

Para resolver o problema, ele trocou coifa e abraçadeira seguindo as instruções do fabricante, e dando aperto correto nas abraçadeiras com ferramenta adequada. Neves explica ainda que, ao trocar a coifa, nunca se deve usar abraçadeira improvisada e sempre apertar com alicate tipo ponte, que garante um aperto perfeito sem correr o risco de vazar óleo, nem rasgar a coifa ou soltar a abraçadeira.

Por fim, Giovani Dalla Lana Moreira ficou em terceiro lugar com o tema “Corolla grilando e marcha lenta ruim”. Ele relata que a bomba de óleo NKBO1100 havia sido substituída, conferindo por meio do osciloscópio para verificar se estava fora do sincronismo sensor fase x rotação. “Após abrirmos, conferimos o ponto mecânico e estava correto. O defeito era na roda fônica, que serve em duas posições. Assim, viramos com a letra F para frente do motor e o carro voltou à sua normalidade”, conta.

Todas as dicas podem ser acessadas no portal Feras da Oficina (https://www.ferasdaoficinanakata.com.br). Para participar, basta seguir as orientações do portal da campanha, que vai até 15 de janeiro de 2020. É possível postar várias dicas.

- Publicidade -
- Publicidade -