A MWM International Motores, fabricante de motores diesel, concluiu a homologação do primeiro de uma série de motores que atenderão a legislação MAR-I, destinados ao segmento agrícola e de construção. De acordo com a empresa, eles são a primeira companhia Brasileira a desenvolver a tecnologia e conquistar a homologação junto aos órgãos competentes através de testes testemunhados.
A legislação MAR-I, válida apenas para o Brasil, define que as máquinas agrícolas e de construção atendam as normas de redução de emissão de ruídos e poluentes. Em 2015, as máquinas existentes deverão atender aos níveis de emissões de ruído da legislação MAR- I, e todas as novas máquinas de construção acima de 37kW, deverão atender as normas de ruídos e emissões de poluentes. Já para o seguimento agrícola serão duas etapas, em 2017 os equipamentos com potência acima de 75kW, e em 2019 os equipamentos abaixo de 75kW.
A MWM International afirma ter realizado diversos testes e validações utilizando o combustível padrão de homologação (S300 – importado diretamente dos EUA pela MWM), e também com o diesel disponível no mercado brasileiro para que os propulsores obtenham o melhor desempenho em diferentes aplicações. Os resultados foram expressivos e após análise criteriosa da agência fiscalizadora CETESB junto ao corpo técnico da empresa, a companhia atendeu a todos os requisitos técnicos solicitados.
A nova linha de motores que atendem a legislação MAR-I da MWM International é uma evolução das famílias de motores da Série 229, Sprint 3.2, Série 10 e Série 12.
Para a MWM International, os grandes diferenciais da nova linha de motores são: aumento do intervalo de troca de óleo do propulsor, redução no consumo de combustível, aumento da vida útil do motor e a elevação do torque backup, ou reserva de torque, que faz com que o equipamento garanta precisão e maior produtividade no campo.