Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Mulheres no comando

16511

Três irmãs estão à frente de em centro automotivo em Brasília e apesar de não colocarem a mão na graxa, estão sempre antenadas sobre novidades em peças e ferramentas por meio dos porta-vozes da oficina: os mecânicos

16519

Da esq. para dir.: Helaine, Helenise e Helen são proprietárias do Via Total Centro Automotivo

Revista O Mecânico: O Via Total Centro Técnico Automotivo, situado em Brasília/DF, é de propriedade de três mulheres que vieram de outras áreas. Conte-nos um pouco dessa história…
Helen: Somos três irmãs com formação em diferentes áreas: eu, Helen Regina Castanho Tavares Aguilar, formada em Direito e Administração de Empresas; a Helaine Cristina Castanho Tavares, graduada em Arquitetura e Urbanismo; e a Helenise Castanho Tavares Pacheco de Almeida, com formação em Biomedicina. A Helaine estava ligada a uma rede que trabalhava neste segmento e o nosso pai na época queria investir em um negócio para as filhas. A franquia acabou chamando a atenção dele, que conversou conosco e topamos entrar no negócio.

O Mecânico: Desde quando está em atividade e o que cada uma faz no trabalho?
Helen: Estamos em atividade desde 01 de abril de 2006. Eu cuido da parte contábil, compras e controle de estoque. A Helenise faz a parte de administração, financeiro e RH. A Helaine é responsável pelo departamento comercial e de marketing, além disso, continua atuando na área de arquitetura, inclusive é responsável pelos Projetos da Rede Via Total. E temos um gerente que faz a parte operacional, cuida do atendimento ao cliente, vendas e liderança da equipe.

O Mecânico: Hoje vocês conhecem um pouco desse segmento, como esse aprendizado se deu?
Helenise: Nosso conhecimento se deu pela vivência no dia a dia na loja, não temos nenhuma formação técnica, pois ficamos na retaguarda e não na linha de frente. Vez ou outra, comentamos sobre fazermos um curso básico de mecânica, mais a título de curiosidade.

O Mecânico: Quantos funcionários têm o centro e qual o fluxo de veículos mensal?
Helenise: Temos 12 funcionários e nosso fluxo mensal gira em torno de 400 veículos.

O Mecânico: São feitos todos os tipos de serviço?
Helaine: Trabalhamos com amortecedores, direção, freios, injeção eletrônica, arrefecimento, escapamentos, suspensão, alinhamento, balanceamento, embreagem, motor, toca de óleo e filtros, correia e montagem de pneus.

O Mecânico: Do total de funcionários quantos são mecânicos? Como é a formação técnica desses profissionais?
Helen: Três funcionários são mecânicos, sendo 2 deles com formação no SENAI e outro cursando. Um dos mecânicos, formado pelo SENAI, cursa faculdade de engenharia mecânica. Temos também um O alinhador também formado pelo SENAI.

O Mecânico: Alguma de vocês tem conhecimento técnico sobre manutenção de veículos?
Helaine: Não.

O Mecânico: Como é o relacionamento entre você e os mecânicos?
Helenise: Não enfrentamos dificuldades, achamos até que se torna mais fácil em algumas situações pelo fato de sermos mulheres eles respeitam mais.

16523

Além da oficina, mantém escritório e recepção para clientes com todo conforto

O Mecânico: O fato de serem mulheres ajuda ou atrapalha nesse setor? Vocês sofrem algum tipo de discriminação?
Helen: Não sofremos discriminação, muitos fornecedores, por exemplo, tem mulheres na função de vendas. Às vezes alguns clientes ficam surpresos ao saberem que o Centro Automotivo é administrado por mulheres, por ser um negócio de predominância masculina.

O Mecânico: Como mais ou menos é a estrutura da oficina, em relação a equipamentos e ferramentas? Quem sabe o que precisa ou não?
Helaine: Nossa estrutura compreende a oficina, estoque, vestiário e banheiro e refeitório. Temos um espaço para clientes climatizado com TV, toalete, cafezinho e revistas. Procuramos sempre nos atualizar com relação a equipamentos e ferramentas. Nossa oficina é composta por cinco elevadores hidráulicos, duas montadoras de pneus, uma balanceadora, uma máquina de desempeno de rodas, uma rampa de alinhamento computadorizado, aparelho de diagnoses para injeção eletrônica, entre outros. Nosso gerente nos informa sobre as necessidades de novas ferramentas e ou equipamentos.

O Mecânico: Qual a frequência de clientes mulheres, quem lida com elas?
Helaine: A frequência de clientes do sexo feminino representa hoje em torno de 40%, essa frequência aumentou nos últimos anos. Nosso gerente faz o atendimento de todos os clientes.

O Mecânico: Vocês trabalham com certificação na oficina, que cuidados tomam nesse sentido?
Helenise: Não possuímos certificação, porém procuramos manter profissionais formados pelo SENAI.

O Mecânico: Como se atualizam e atualizam seus mecânicos?
Helen: Por meio do C.T.T. – Centro Técnico de Treinamento Via Total, localizado em Osasco/SP. Neste espaço são ministrados cursos técnicos e práticos por fornecedores que mantemos parceria e professores contratados junto ao SENAI. Além disso, mantemos também assinatura com revistas e jornais específicos do segmento.

16536

Fachada do Via Total Centro Automotivo, localizado em Brasília: prontos para qualquer reparo

Comentário em “Mulheres no comando

  1. Boa tarde! Como eu posso trabalhar com vocês pfv?
    Sou mecânico de manutenção
    ” Carro pesado e leve”

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php