Mais uma novidade para os fãs da Audi no Brasil é a chegada do esportivo Audi S7 Sportback, que traz consigo um conceito inédito de motor, entre outras tantas novidades mecânicas e tecnologias. Equipado com o conjunto V8 biturbo 4.0 TFSI, o S7 é capaz de gerar a bagatela de 420 cv de potência e conta ainda com a nova tecnologia “Audi cylinder on demand”, que desliga quatro cilindros quando necessário.
A engenharia da Audi explica que o “cylinder on demand” (inglês para cilindro por demanda) é um sistema que pode desligar seletivamente quatro dos oito cilindros (2,3,5,8), sem que o condutor note qualquer diferença, sempre que estiver em regimes de baixas e medias rotações. Assim, o motor continua funcionando deforma suave e potente, com redução de consumo e de emissão de poluentes.
Esse processo é possível por conta do sistema Audi Valvelift, que fecha as válvulas de admissão e de escape, cortando também a injeção e a ignição dos cilindros sempre que a potência total dos oito cilindros não é necessária ao funcionamento do motor. Essa desativação acontece em situações específicas: com o regime do motor entre 900 e 3.500 rpm, a temperatura não pode ser inferior a 40° C e o câmbio em terceira marcha. Tudo isso pode se acompanhado pelo motorista por meio do quadro de instrumentos.
Com toda essa tecnologia, o S7 gera 420 cv de potência entre 5.500 e 6.400 rpm, com torque máximo de 550 Nm, disponível entre 1.400 e 5.200 rpm. Isso é possível com a ajuda da transmissão automática S tronic de 7 velocidades continuamente variável, com a adoção do shift paddles atrás do volante. A tração permanente quattro, com sistema de vetorização de torque. O Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESP) é de série, assim como a suspensão esportiva e o controle de cruzeiro do tipo adaptativo com função Stop & Go, que evita colisões.
O Audi S7 é puro luxo, e como não poderia deixar de ser vem equipado com uma série de recursos tecnológicos e dispositivos de segurança, como air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.
Também conta com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro conta com o auxílio de uma câmera de ré para facilitar as manobras na garagem e o sistema de entretenimento do tipo MMI touch, com tela sensível ao toque, capaz de comandar quase tudo a bordo – do sistema de navegação a sistemas de áudio, TV e telefone. Isso é só o começo para o modelo, mas o motorista tem que desembolsar a partir de R$500 mil.