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Motor VW 1.0 TSI Flex usa pacote tecnológico desenvolvido pela Mahle

Motor Volkswagen 1.0 TSI Flex utilizado no modelo up!
Motor Volkswagen 1.0 TSI Flex utilizado no modelo up!


O motor de três cilindros e um litro do VW up! passou por uma total reformulação para ser transformado em uma nova referência para o mercado em termos de propulsão. Excelente desempenho, muito torque e consumo de carro econômico são algumas das suas características. Mas para que ele pudesse reunir essas novas qualidades muita coisa precisou ser modificada em relação à versão aspirada.

Ele foi o primeiro downsizing de três cilindros nacional a incorporar turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas variável, melhoramentos que se transformaram em 61,5% a mais de torque (16,8 kgfm a 1.500 rpm) e 28% a mais de potência (105 cv a 5.000 rpm). Como se não bastasse, seu consumo ficou menor do que o três-cilindros aspirado.

Segundo a Mahle, somente a adoção dessas tecnologias não seriam suficientes para que o motor atingisse tais números. O propulsor 1.0 TSI Flex precisou ser inteiramente refeito internamente, com intenso trabalho na redução de atrito dos componentes e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos no mercado brasileiro. Também foram desenvolvidos materiais e processos para aumentar a resistência estrutural e térmica de todos os seus componentes.

O Centro Tecnológico Mahle, em Jundiaí/SP desenvolveu alguns itens internos do 1.0 TSI Flex, notadamente uma versão dos novos pistões Evotec2 RC (ring carrier – com portador de anel), que foram aplicados pela primeira vez no mercado nacional. Para suportar a pressão e as temperaturas médias maiores da configuração turbinada, que proporciona uma alta potência específica, os pistões desse três-cilindros precisaram ser totalmente reprojetados.

Produzidos em alumínio, os pistões receberam um novo porta-anel confeccionado em Ni-resist, um ferro fundido austenítico com coeficiente de expansão térmica próxima do alumínio. Esse componente é adicionado durante a fundição e sua principal função é aumentar a resistência ao desgaste. Os anéis de pistão também foram redimensionados utilizando materiais e cobertura de alta tecnologia, uma vez que a pressão máxima de combustão do cilindro é de aproximadamente 100 bar. Além disso, os anéis foram projetados para apresentar baixo atrito e manter o consumo de óleo lubrificante em um nível de excelência.

Pistões Mahle Evotec2 RC
Pistões Mahle Evotec2 RC

As cabeças dos pistões agora contam quatro cavidades para o “encaixe” das válvulas quando abertas, já que ele passa a ter duplo comando de válvulas com variador de fase. As saias passam a ser assimétricas, para redução de atrito. Independente de todas essas características de robustez, que ficam evidenciadas principalmente pela arquitetura das assimetrias das paredes do pistão, ele também tem a responsabilidade de colaborar para um baixo consumo de combustível. Seu desenho também privilegia a redução de atrito, fato resultante de uma menor área das saias do pistão.

Além do pistão, o motor 1.0 TSI recebeu pino de pistão com revestimento de DLC (carbono tipo diamante), que a Mahle usa pela primeira vez no Brasil, trazendo benefício adicional na redução de atrito. Complementando esse pacote de itens de alta tecnologia, ele também vem equipado com camisas e anéis com tratamento de baixo atrito, todos desenvolvidos e produzidos pela Mahle Metal Leve. Também estão sendo usadas pela primeira vez no Brasil e nesse motor, camisas com a parte externa rugosa. Elas permitem uma maior transmissão de calor, em função da sua melhor aderência ao bloco de alumínio, menor deformação e maior troca térmica.

Sem esses componentes, que podem ser considerados vitais para o desenvolvimento do três-cilindros, a Mahle considera que seria inviável a aplicação de todas as tecnologias imaginadas pela VW no downsizing desse 1.0.

3 comentários em “Motor VW 1.0 TSI Flex usa pacote tecnológico desenvolvido pela Mahle

  1. Boa descrição do motor. Poderia mandar-me mais dados técnicos do mesmo, pois trabalho na área docente na faculdade de tecnologia de Santo Andre e este material servirá de multiplicação para os alunos.

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