Motor E.torQ 1.6 mostra a força do Grand Siena

Parte da linha da Fiat desde o Punto 2011, o motor E.torQ 1.6 deu um fôlego para os modelos da marca, inclusive para ao Grand Siena, que ganhou nos quesitos desempenho e modernidade

A Fiat apostou alto na nova linha de motores E.torQ, fabricados pela sua subsidiária FPT Powertrain Technologies. Uma de suas aplicações, na configuração 1.6 16V, é o Grand Siena Essence, que ganhou com a principal característica desse propulsor, o alto torque em baixas rotações, além de toda tecnologia aplicada, melhorando pontos como consumo de combustível e redução de emissão de poluentes.

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Além disso, de acordo com a FPT Powertrain Technologies, o motor E.torQ 1.6 16v Flex possui uma tecnologia embutida que permite a redução de peso de suas partes móveis, como o coletor de aspiração e o cabeçote que são de plástico, priorizando baixos níveis de ruídos e vibrações. A fabricante afirma que 70% dos componentes do propulsor são novos, incluindo bloco, virabrequim, bielas, pistões, coletor de aspiração, valvetrain, sistema de injeção eletrônica, volante do motor, bomba d’água e direção hidráulica, tampa de válvulas, junta do cabeçote e bicos injetores, entre outros.

A redução do atrito dos motores dos componentes internos dos motores E.torQ deve-se ao fato de que o virabrequim foi desenvolvido com microestrutura de maior resistência com oito contrapesos e os pistões são mais leves, o que minimiza o atrito com os cilindros. Segundo a Fiat, as bielas são as de menor massa no mercado para esta faixa de cilindrada, assim como os anéis de baixa fricção. As fixações do cabeçote que são desvinculadas das camisas de cilindro, o posicionamento das roscas na parte inferior das camisas d’água e as ligações entre as camisas afastadas do cabeçote contribuem para a redução do atrito e consumo de óleo.

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Já o menor consumo de combustível ocorre, de acordo com a fabricante, em função da baixa relação entre superfície/volume e a vela central na câmara de combustão, proporcionando maior eficiência térmica com menor tempo de combustão, resultando também em melhora de desempenho.

Assim, é capaz de gerar a potência máxima de 117cv com uso de etanol e de 115 cv quando abastecido com gasolina. O torque máximo alcançado é de 16,8kgfm a 4.500rpm ou 16,2kgfm a 4.500rpm, respectivamente.

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Motor
Posição Transversal: dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 77,0 x 85,8 mm
Cilindrada total : 1.598,2 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima: 115 cv a 5.500 rpm (gasolina) / 117 cv a 5.500 rpm (etanol)
Torque máximo: 16,2 Kgfm a 4.500 rpm (gasolina) / 16,8 Kgfm a 4.500 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: Um no cabeçote
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial

A versão Essence do Grand Siena disponibiliza duas opções de transmissão para completar seu trem de força: o câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado Dualogic, que possibilita sua condução tanto no modo automático quanto manual, com a troca de marchas ocorrendo de modo sequencial, por meio de toques na alavanca do câmbio ou através das borboletas no volante. Possui tração dianteira com juntas homocinéticas.

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Câmbio
Número de marchas: 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão: 1ª – 3,909
2ª – 2,238
3ª – 1,520
4ª – 1,156
5ª – 0,838
Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial : 3,867
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem
Tipo Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico

A suspensão dianteira, com rodas independentes, é semelhante à versão hatch do Novo Palio. Mas para por aí, pois a traseira tem similaridade com o Punto, tendo uma bitola traseira maior que a dianteira. Segundo a montadora, essa configuração, com uma calibragem adequada ao comportamento do sedã, torna o carro mais estável e seguro, aumentando o prazer de dirigir.

A suspensão traseira tem rodas semi-independentes e os amortecedores são acoplados ás buchas inclinadas de maior diâmetro, proporcionando mais eficiência na absorção de irregularidades do piso, logo, tornando-o mais confortável na direção. A direção, que por sinal, é hidráulica com pinhão e cremalheira.

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Suspensão dianteira
Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora.
Amortecedores: Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito.
Elemento elástico: Mola Helicoidal.

Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes.
Amortecedores: Hidráulicos, pressurizados a gás, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal

A direção é bastante macia, tanto com o carro em alta velocidade em situação de estrada quanto em condições de curvas, mostrando bastante estável. As manobras também são fáceis com a direção hidráulica, apesar de não esterçar muito.

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Direção
Tipo Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 10,2 m

A segurança foi um fator de suma importância no desenvolvimento do Grand Siena visto que a versão E.torQ 1.6 16v Flex, assim como as demais, recebem de série airbag duplo frontal, assistência dos freios ABS (anti-blocante) e sistema EBD ( Distribuição eletrônica de frenagem). Airbags laterais dianteiros são oferecidos como acessórios opcionais.

Sistema de freios
De serviço Hidráulico com comando a pedal (ABS série)
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro A tambor (Ø de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

O novo sedã conta com maior espaço interno e externo e, tanto na parte frontal quanto na traseira, tem uma estética própria com linhas independentes que nitidamente foram desenvolvidas para se desvincular do Fiat Palio e de seu antecessor, agora renomeado de Siena EL, cujo histórico aponta 15 anos de vida e mais de 813 mil unidades vendidas. A Fiat coloca o modelo Essence 1.6 16V a venda pelo preço de R$ 42.060,00.

31 comentários em “Motor E.torQ 1.6 mostra a força do Grand Siena

  1. Tenho um VW Gol 1.0 de 3 cilindros que tem um desempenho extremamente melhor que o 1.6 16V do Grand Siena

  2. Kkkkk… Será que entendi errado??? Motor do Grand Siena 1.6 E-Torque com auto torque em baixa rotaçao??? Comprei um Grand Siena 1.6 e me decepcionei com o desempenho em baixa rotação, o referido carro faltava um câmbio e motor da VW, fora as longas trocas de machas, faço exercícios de alongamento para engatar a quinta macha, as viagem longas se tornam muito cansativas pois o motorista precisa desencostar do banco para engatar a quinta macha.

  3. Reduzir de quinta a 90 para terceira, não faz isso não.
    Eu tinha um Siena 2003, 1.6/16v, no GNV desenvolvia muito em baixo giro ou não.
    Tem gente que tem motor e não sabe usar.

  4. gran siena 2014 com 330 mil km só trocado velas filtros e cabos. nao tem ruido estranho, uso constante, viagens, anda como zero. troco oleos e filtros a cada 10 ou 12 mil. Revisoes a cada 30 mi. motor 1.6 16 valvulas muito bom

  5. Meu não baixa oléo,trabalho viajanto,, e faço a troca a cada 7500km oleo 5w 30 selenia ,troco filtro de ar, filtro lubrifiante e filtro de combustivel.faço rodizio dos pneus,e coloco 34 libras em cada pneus 12.8 de consumo de combustivel carro sempre cheio .

  6. Não se troca, é como aquelas correntes internas da bomba de óleo de vários modelos de carros, ela não se troca, se quebrar, seria uma fatalidade como seria se quebrasse uma biela por exemplo, porém, ela tem o ajuste de tensão, eu fico cismado se a minha não está frouxa causando desgaste na relação (como em motos) mas é muito ruim de ver isso, tem que abrir o cabeçote, aí é foda…

  7. Olá Augusto, gostaria se possível que me desse mais informações. Eu tenho um Siena 1.0 EL e no meu computador de bordo rodando aqui em SP a media fica entre 6 ou 7.5 no etanol com o ar ligado rodando com o pé levinho. minha duvida é “será que se eu pegar um Grand Siena essence 1.6 16v vou conseguir manter ou melhorar este consumo devido ser um carro mais forte? Na capital com AR ligado ou não qual o seu consumo? No aguardo Grato !!

  8. Olá! Augusto, já observei isso em alguns vídeos. Gostaria de saber se 1lem 10km é ponto forte ou negativo (sou novo no assunto e busco comprar um carro que não me traga arrependimentos depois)

  9. Resolvi rodar 100% etanol e neste feriado de 7 setembro fiz minha primeira viagem 100% etanol. Desci para o litoral, rodei 230 km total com direito a congestionamento na descida e na subida da serra. resultado: 10 km/l cravados (calculados no reabastecimento na chegada). Acho que se fizer uma viagem sem congestionamentos deve melhorar para 11 km/l.

  10. Tenho um Grand Siena Essence 1.6 16v 2014 e está indo para 50.000 km. Para quem vem de um carro com motor 8v leva um tempo para acostumar a manter o giro um pouco mais alto para conseguir gerar um torque adequado as necessidades. Quanto ao consumo em trajeto misto cidade estrada, na gasolina 10 a 11km/l e 100% etanol fica entre 7 e 8 km/l. A Fiat podia pensar em um motor com comando variável, ia melhorar muito. Caso isso não aconteça em breve meu próximo carro será provavelmente um japonês.

  11. Comumente carros de 8 valvulas tem relaçoes de cambio mais curtas, por isso alcançam torque maximo em baixo giro (rpm). Comumente os 16v tem relaçao de cambio longas, oferecndo bom torque somente em alto giro. Isso nao é defeito… é caracteristica. Tem como desvantagem a arrancada, mas, tem como vantagem as retomadas, como, por exemplo, em ultrapassagens. Mas isso se o condutor souber usar o cambio. Nao quer passar vergonha? Reduz marcha na ultrapassagem. Se estiver a 90 km/h em 5a marcha, reduz pra 3a marcha e piiisa. Qnd estiver a 120 km/h sobe pra 4a marcha e piiisa denovo. Vai ver voyage 1.6 8v só no retrovisor. O mesmo vale para subidas.

  12. O Grand Siena é um carro muito bonito, confortável e muito gostoso de dirigir . A Fiat poderia ter melhorado a motorização dele porque o carro merece.

  13. é um 16 valvulas
    o torque so aparece em alta

    EXEMPLO:

    se vc for ultrapassar uma carreta na br, como ela anda devagar o carro 16v é frouxo

    agora se vc fosse passar essa mesma carreta e ja vinher embalado e quiser voar mais ainda….ai sim em alta ele anda mais ainda

    CARROS 16V O TORQUE SE DA LA PELOS 4.000RMPS

    SE FOSSE UM VOYAGE 1.6 QUE É 8V O TORQUE SE DAR DE CARA EM 2.500RMPS

  14. tenho um essence e amo o carro esta a 1 ano comigo e e maravilhoso, baixo ruido interno, ele e manual a cambiacao e sempre perfeita, tem um aderência e uma estabilidade muito boa, sem falar que e um carro lindo, preto com.detalhes cromados

  15. Tenho um Daihatsu Terios 1.3, 16 Valvulas que usa cabo de embreagem e não cilindro. Estou precisando de embreagem para esse carro. Existe alguma que se adapta bem ou preciso correr atras da própria… já me falaram que a do Mitsu Colt é compativel.
    Poderia me ajudar nessa empreitada.
    Grato

  16. Então, retirei meu GS 1.6 16v manual da concessionária semana passada e estou extremamente assustado. A lenta dele não tem torque algum. Uma simples curva, chamando na segunda ele não responde. Ladeira eu passei vergonha. Isso é normal?

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