Motor dos JAC J2 e J3 tem raízes europeias

Conjunto mecânico 1.4 VVT foi desenvolvido em parceria com a empresa austríaca AVL

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela

Quando chegou ao mercado, o JAC J3 despertou muitas dúvidas naturais de um mercado tão conservador e cauteloso quanto o brasileiro. Mas um dos pontos que surpreenderam no modelo, além do preço, foi seu motor 1.4 VVT a gasolina – que na verdade tem 1.332 cm³ de deslocamento – que rende respeitáveis 108 cv de potência a 6.000 rpm e 14,1 kgfm de torque a 4.500 rpm.

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JAC J2 utiliza o mesmo conjunto de 1.332 cm²

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Construído em alumínio e com sistema VVT de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, o propulsor nasceu sob o código HFC4GB1.3C e foi desenvolvido em parceria com a empresa austríaca AVL, especializada em powertrains para veículos leves e pesados. O motor que equipa os modelos J3, J3 Turin e o subcompacto J2, começou a ser desenvolvido em 2006 e foi apresentado ao mercado em 2009. A versão vendida no Brasil é a HFC4EB1.3D/2011, mais potente que a configuração de estreia.

Antes, os modelos de entrada da fabricante chinesa utilizavam o motor 4G13S1 da Mitsubishi, um projeto já defasado e que não atendia às normas de emissão de poluentes Euro IV. Foi a partir dele que a AVL estabeleceu as bases para o futuro motor da JAC.

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Motor não faz feio ao carregar os quase 1.100 kg do J3 morro acima

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VVT

O principal destaque do motor é o sistema de duplo comando de válvulas (DOHC) que aciona as 16 válvulas do cabeçote. A abertura das válvulas é feito por tuchos acionados diretamente pelos cames e o sincronismo se dá por corrente. O variador de fase no eixo comando da admissão controla o tempo de abertura das válvulas (VVT). Segundo a JAC, esse recurso aumenta a eficiência no enchimento volumétrico dos cilindros, de acordo com o regime instantâneo de uso, melhorando a oferta de torque nos baixos regimes ao mesmo tempo em que aproveita melhor o combustível à disposição.

A utilização do duplo comando de válvulas com VVT resultou em uma potência elevada e nível de consumo abaixo do que seria esperado para a configuração. Em relação ao antigo propulsor 4G13S1, o motor desenvolvido entre JAC e AVL conseguiu uma redução de 6,4% no consumo de combustível. No desempenho puro, o torque subiu em 10,5%, enquanto a potência ficou 6% maior.

A adoção de bloco em alumínio fez com que a diferença de peso total fosse de 25 kg, 85 kg contra 110 do antecessor. Dentro do bloco, os pistões têm diâmetro e curso de 75 x 75,4 mm, enquanto a taxa de compressão é de 10,5:1. A tampa do cabeçote e o coletor de admissão são de plástico, enquanto o coletor de escape é de aço inoxidável.

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Desenvolvimento

Antes de ser lançado em 2009, o motor 1.4 VVT passou por 10 mil horas de laboratório e por um ano de testes de campo dentro de 1 mil unidades do JAC J3, passando pelas mais diversas condições de temperatura e uso. O resultado é um propulsor robusto e surpreendentemente forte para a sua cilindrada.

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Quando a versão brasileira HFC4EB1.3D equipa o leve compacto J2, que pesa 915 kg, a relação peso-potência chega a 8,47 kg/cv, levando o modelo a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Dentro do J3, o propulsor, no papel, tem números mais modestos, com aceleração de 0 a 100 km/h declarada acima dos 11 segundos. Mas nos testes com os jornalistas da Revista O Mecânico, o comportamento em cidade e estrada foi o mesmo esperado de um motor 1.6, sem problemas em subidas ou retomadas. Nada esportivo, mas bem satisfatório para o dia a dia e adequado à proposta do carro.

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Ficha técnica:
Motor JAC 1.4 VVT

Código: HFC4EB1.3D/2011
Cilindrada: 1.332 cm²
Cilindros: 4
Válvulas: 16 (quatro por cilindro)
Comando de válvulas: duplo (DOHC) com variação de tempo de abertura na admissão (VVT)
Diâmetro X Curso de pistão: 75 x 75,4 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 108 cv a 6.000 rpm
Torque: 14,1 Kgfm a 4.500 rpm
Bloco: alumínio
Peso total: 85 kg

 

24 comentários em “Motor dos JAC J2 e J3 tem raízes europeias

  1. Boa tarde tenho um jac j2 e estou com problema na embalagem gostaria de saber se posso usar outro kit de embreagem no lugar … Exemplo : quando eu tinha um Peugeot eu procurei uma peça e achei cara mais a msm peça na Citroen era mais batata .

  2. Onfe fica a tomada do computador no J3?
    Geralmente fica no portaluvas, mas procurei e vários lugares e não encontrei.
    Obrigado!

  3. Boa noite?
    Tenho um j3 Turin onde o mesmo acendeu a luz do EPC já fui em vários lugares só gasto dinheiro passando o equipamento apaga a luz e depois volta acender

  4. Olá ,me simpatizei muito com esse carro ,porém não dei sorte a junta queimou e tive que levar a retifica onde foi feito e depois tornou a queimar ,moral já gastei 5mil reais e nada resolvido ,gostaria de saber se á motor mais simples e com peças mais baratas que possa ser substituído .

  5. Gostaria de saber onde fica localizado o evaporador do ar condicionado do J3 turin 2011.

  6. Pessoal, eu tenho um jac J3 nunca tive problemas em encontrar peças para ele(isso é , eu moro no interior do PARÁ) costumo comprar no MERCADO LIVRE, mas tambem compro num site chamado ASIPARTS.COM.BR .lá consigo encontrar de tudo pois as marcas importadas são o forte deles..

  7. comprei um j3 em abril de 2012 na cidade de natal/rn,que esta sem concessionara e o preço do carro para revenda desapareceu. em outro estado quanto venderia o j3 com 39 mil km, quanto realmente revendo um j3 2011/2012 comprado m abril 2012 conforme acima.

  8. Peças para JAC são um problema, pois não há disponibilidade no aftermarket… Tente a Retifica Laves, em SP, bairro Sacomã-Ipiranga, pois eles trabalham com importação de peças. Caso contrário, traga direto da China pois é mais garantido, ou no Chile, talvez no Paraguai pois a JAC agora tem uma montadora por lá… mas tome cuidado com vendas do Paraguai pois a lei do consumidor por lá não dá garantia – muitos casos de pessoas enganadas.

  9. Filipe, infelizmente esse veículo não existe o no mercado brasileiro e não temos informações sobre ele. Um abraço.

  10. Boa tarde,tenho dois jac2 em Luanda,os dois com problema na junta de cabeça em Luanda não á a junta de cabeça. Alguém me sabe dizer onde a posso arranjar?

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