Conjunto mecânico 1.4 VVT foi desenvolvido em parceria com a empresa austríaca AVL
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela
Quando chegou ao mercado, o JAC J3 despertou muitas dúvidas naturais de um mercado tão conservador e cauteloso quanto o brasileiro. Mas um dos pontos que surpreenderam no modelo, além do preço, foi seu motor 1.4 VVT a gasolina – que na verdade tem 1.332 cm³ de deslocamento – que rende respeitáveis 108 cv de potência a 6.000 rpm e 14,1 kgfm de torque a 4.500 rpm.
JAC J2 utiliza o mesmo conjunto de 1.332 cm²
Construído em alumínio e com sistema VVT de variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, o propulsor nasceu sob o código HFC4GB1.3C e foi desenvolvido em parceria com a empresa austríaca AVL, especializada em powertrains para veículos leves e pesados. O motor que equipa os modelos J3, J3 Turin e o subcompacto J2, começou a ser desenvolvido em 2006 e foi apresentado ao mercado em 2009. A versão vendida no Brasil é a HFC4EB1.3D/2011, mais potente que a configuração de estreia.
Antes, os modelos de entrada da fabricante chinesa utilizavam o motor 4G13S1 da Mitsubishi, um projeto já defasado e que não atendia às normas de emissão de poluentes Euro IV. Foi a partir dele que a AVL estabeleceu as bases para o futuro motor da JAC.
Motor não faz feio ao carregar os quase 1.100 kg do J3 morro acima
VVT
O principal destaque do motor é o sistema de duplo comando de válvulas (DOHC) que aciona as 16 válvulas do cabeçote. A abertura das válvulas é feito por tuchos acionados diretamente pelos cames e o sincronismo se dá por corrente. O variador de fase no eixo comando da admissão controla o tempo de abertura das válvulas (VVT). Segundo a JAC, esse recurso aumenta a eficiência no enchimento volumétrico dos cilindros, de acordo com o regime instantâneo de uso, melhorando a oferta de torque nos baixos regimes ao mesmo tempo em que aproveita melhor o combustível à disposição.
A utilização do duplo comando de válvulas com VVT resultou em uma potência elevada e nível de consumo abaixo do que seria esperado para a configuração. Em relação ao antigo propulsor 4G13S1, o motor desenvolvido entre JAC e AVL conseguiu uma redução de 6,4% no consumo de combustível. No desempenho puro, o torque subiu em 10,5%, enquanto a potência ficou 6% maior.
A adoção de bloco em alumínio fez com que a diferença de peso total fosse de 25 kg, 85 kg contra 110 do antecessor. Dentro do bloco, os pistões têm diâmetro e curso de 75 x 75,4 mm, enquanto a taxa de compressão é de 10,5:1. A tampa do cabeçote e o coletor de admissão são de plástico, enquanto o coletor de escape é de aço inoxidável.
Desenvolvimento
Antes de ser lançado em 2009, o motor 1.4 VVT passou por 10 mil horas de laboratório e por um ano de testes de campo dentro de 1 mil unidades do JAC J3, passando pelas mais diversas condições de temperatura e uso. O resultado é um propulsor robusto e surpreendentemente forte para a sua cilindrada.
Quando a versão brasileira HFC4EB1.3D equipa o leve compacto J2, que pesa 915 kg, a relação peso-potência chega a 8,47 kg/cv, levando o modelo a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Dentro do J3, o propulsor, no papel, tem números mais modestos, com aceleração de 0 a 100 km/h declarada acima dos 11 segundos. Mas nos testes com os jornalistas da Revista O Mecânico, o comportamento em cidade e estrada foi o mesmo esperado de um motor 1.6, sem problemas em subidas ou retomadas. Nada esportivo, mas bem satisfatório para o dia a dia e adequado à proposta do carro.
Ficha técnica:
Motor JAC 1.4 VVT
Código: HFC4EB1.3D/2011
Cilindrada: 1.332 cm²
Cilindros: 4
Válvulas: 16 (quatro por cilindro)
Comando de válvulas: duplo (DOHC) com variação de tempo de abertura na admissão (VVT)
Diâmetro X Curso de pistão: 75 x 75,4 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 108 cv a 6.000 rpm
Torque: 14,1 Kgfm a 4.500 rpm
Bloco: alumínio
Peso total: 85 kg
Quero saber se o motor do j3 é o mesmo do j2 motor parcial
Oi boa noite como faço pra encontrar motor parcial do JAC 3 Turim
Boa tarde tenho um jac j2 e estou com problema na embalagem gostaria de saber se posso usar outro kit de embreagem no lugar … Exemplo : quando eu tinha um Peugeot eu procurei uma peça e achei cara mais a msm peça na Citroen era mais batata .
Boa noite alguém sabe qual o torque aplicado nos parafusos do cabeçote do jac j2
Boa noite!!
A onde posso encontrar o anel de vedação do motor do ji3
JAC garage in house, tenho todas as peças 11 947151887.
A disposição.
Já arrumou os j2?
Olá gostaria de saber como faço para trocar o sensor de rotação j3
Onfe fica a tomada do computador no J3?
Geralmente fica no portaluvas, mas procurei e vários lugares e não encontrei.
Obrigado!
Boa noite?
Tenho um j3 Turin onde o mesmo acendeu a luz do EPC já fui em vários lugares só gasto dinheiro passando o equipamento apaga a luz e depois volta acender
Olá ,me simpatizei muito com esse carro ,porém não dei sorte a junta queimou e tive que levar a retifica onde foi feito e depois tornou a queimar ,moral já gastei 5mil reais e nada resolvido ,gostaria de saber se á motor mais simples e com peças mais baratas que possa ser substituído .
Jac j 3 muito bom !
Tenho um jac j 3 já faz 3 anos
Graças a deus nunca deu
Problema. aliás só quebrou a maçaneta interna !
Gostaria de saber onde fica localizado o evaporador do ar condicionado do J3 turin 2011.
Pessoal, eu tenho um jac J3 nunca tive problemas em encontrar peças para ele(isso é , eu moro no interior do PARÁ) costumo comprar no MERCADO LIVRE, mas tambem compro num site chamado ASIPARTS.COM.BR .lá consigo encontrar de tudo pois as marcas importadas são o forte deles..
Qual as Velas de ignição que cabem no J2 ou possam ser substituídas ?
Bom vcs podem encontrar peças na asilares!
Bom gostaria de saber a respeito do coletor de admição se o do j2 2013 e o mesmo do j3 2011?
Oi, gostaria que mandasse um vídeo, desde início da troca do jogo de velas do j3 vtt 1.4, grato.
comprei um j3 em abril de 2012 na cidade de natal/rn,que esta sem concessionara e o preço do carro para revenda desapareceu. em outro estado quanto venderia o j3 com 39 mil km, quanto realmente revendo um j3 2011/2012 comprado m abril 2012 conforme acima.
Peças para JAC são um problema, pois não há disponibilidade no aftermarket… Tente a Retifica Laves, em SP, bairro Sacomã-Ipiranga, pois eles trabalham com importação de peças. Caso contrário, traga direto da China pois é mais garantido, ou no Chile, talvez no Paraguai pois a JAC agora tem uma montadora por lá… mas tome cuidado com vendas do Paraguai pois a lei do consumidor por lá não dá garantia – muitos casos de pessoas enganadas.
Filipe, infelizmente esse veículo não existe o no mercado brasileiro e não temos informações sobre ele. Um abraço.
Boa tarde,tenho dois jac2 em Luanda,os dois com problema na junta de cabeça em Luanda não á a junta de cabeça. Alguém me sabe dizer onde a posso arranjar?
Hola , mi jac dejo funcionar la aguja velocimetro y el cuenta kilómetros, ademas se prendio chek engin….que podra ser??