Motor do Sandero vai de Hi Torque para Hi Power

A versão GT Line que a Renault colocou no mercado para a linha do Sandero realça a esportividade do modelo com os novos equipamentos de série e, principalmente, com o novo motor: 1.6 8V Hi-Power. O propulsor foi completamente reformulado a partir do know-how da Renault na Fórmula 1, categoria para qual fornece motores para quatro equipes, inclusive a campeã dos últimos 3 anos, a Red Bull.

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Com performance destacada e mais econômico em relação ao antigo Hi-Torque, o novo motor foi desenvolvido pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas (RTA) e conta com muitas novidades de construção e tecnologia. Começando pelo aumento da taxa de compressão, que passou dos 9,5:1 para 12:1. A nova central eletrônica possui mais capacidade de armazenamento, mais velocidade de processamento de informações e uma programação específica para o motor.

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A resistência do propulsor Hi-Power, explica a Renault, é resultante da adoção de bielas forjadas, com novo aço mais resistente e mais leve, além da aplicação do processo de fratura, proporcionando uma benéfica união entre a biela e sua capa. O bloco mais leve ganhou uma nova junta de cabeçote composta por três lâminas de vedação do tipo “sanduíche”, contribuindo para a resistência do motor frente às pressões ocasionadas no momento da combustão.

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Outras alterações realizadas no novo motor da Renault é a inclusão de um 5º bico injetor de seis furos no corpo de borboleta, destinado para a injeção da gasolina em partidas a frio, novo eixo de comando de válvulas, com o intuito de adequar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e novos pistões que foram desenvolvidos com uma redução significativa de massa e foram redesenhados com saias assimétricas. No quesito durabilidade, foi aplicado grafite na saia dos pistões, reduzindo o atrito, e também a utilização de eixo central flutuante.

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Todas as modificações conferem ao motor Hi-Power a potência de 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina, ambos com faixa de rotação de 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,5 kgfm e 14,5 kgfm a 2.850 rpm, com etanol e gasolina respectivamente. Assim, ganhou uma curva de torque mais linear

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A montadora afirma que o motor é 10% mais econômico em tráfego urbano e 5% mais econômico em tráfego rodoviário, se comparado ao seu antecessor. Já em relação à potência do propulsor, se comparado ao antigo Hi-Torque, anotou ganho de 10% com etanol e 2,5% com gasolina. O torque com gasolina foi inalterado, já com etanol houve aumento de 7%.

Motor
– Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 8 válvulas
– Tração Dianteira
– Cilindrada 1.598 cm³
– Diâmetro x curso 79,5 mm x 80,5 mm
– Taxa de compressão 12:1
– Potência máxima 106 cv (etanol) @ 5.500 rpm / 98 cv (gasolina) @ 5.500 rpm
– Torque máximo 15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm / 14,5 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm
– Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
– Rodas Liga Leve
– Pneus 185/65 R15

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O câmbio continua o mesmo, manual de cinco marchas, caracterizado por engates macios e precisos, com as relações de marchas ligeiramente modificadas, com o intuito de reduzir o consumo de combustível. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com triângulo inferior e amortecedores hidráulicos com molas helicoidais, já a traseira tem rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.

Câmbio
– Mecânico, 5 velocidades
– Relações de marcha
1ª………………….3,73:1
2ª………………….2,05:1
3ª………………….1,32:1
4ª………………….0,97:1
5ª………………….0,76:1
Ré…………………3,55:1
Diferencial………4,36:1

Suspensão
– Dianteira: Tipo MacPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
– Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora

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As mudanças estéticas são evidenciadas no para-choque frontal, nos faróis e nas laterais, por exemplo, que chamam atenção em relação ao seu antecessor. Os itens de série da versão 1.6 8V Hi-Power inclui para-choques exclusivos, faróis com máscara negra, novas rodas de 15”, adesivo nas portas dianteiras, comando satélite na coluna de direção, farol de neblina, lanternas traseiras escurecidas, aerofólio na cor preto brilhante, adesivo GT Line na traseira, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, freios ABS, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, rádio CD Player e MP3 (Double DIN) e computador de bordo. O Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power é avaliado em R$ 38.470.

Freios
Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros com 259 mm de diâmetro, e tambores na traseira, com 203 mm de diâmetro

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2 comentários em “Motor do Sandero vai de Hi Torque para Hi Power

  1. Muito bom,robusto,mas deveria ter mais agilidade,demora pra retomar.de resto um bom carro pra categoria

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