Motor desregulado interfere na durabilidade do catalisador

O catalisador é uma das peças mais importantes quando se trata de diminuir a emissão de gases poluentes. Item obrigatório desde 1992, o componente deve ser mantido sempre em boas condições de uso para durar 80.000 km. De acordo com a Tuper Escapamentos e Catalisadores, motor desregulado, batidas em lombadas e combustível adulterado são fatores que podem interferir no funcionamento da peça.

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Segundo Henry Grosskopf, gerente de engenharia de produtos da Tuper, quando o motor do veículo estiver desregulado ou com mau funcionamento da injeção eletrônica, o catalisador pode ficar comprometido. “Nesse caso, há risco de ocorrer entupimento, impossibilitando a passagem dos gases, fazendo com que o motor perca a força e passe a aquecer além do normal”, esclarece o gerente, advertindo: “Neste caso, é preciso desligar imediatamente o veículo para que não ocorram maiores danos ao motor”.

Ele acrescenta outros fatores que danificam a peça, como motor com dificuldade de pegar, consumo de óleo lubrificante, falha na ignição e fazer o carro pegar no tranco. “Combustível de qualidade duvidosa também pode causar danos ao catalisador”, comenta Grosskopf. Desde 2011, somente podem ser comercializados no mercado de reposição catalisadores com o selo Inmetro, garantido segurança ao consumidor na compra da peça de qualidade.

A dica do profissional para os mecânicos é que, regularmente,  os mecânicos recomendem a manutenção preventiva do veículo. “Os catalisadores originais de montadora são normalmente projetados para durar 80 mil km e os de reposição 40 mil km, podendo ultrapassar estas marcas seguindo alguns cuidados básicos, como, por exemplo, abastecer em postos de confiança, trocar o óleo lubrificante e filtros nos períodos indicados pelo fabricante e evitar pancadas e raspões no sistema de exaustão ao dirigir”, enfatiza.

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