Motor consumindo óleo? Veja os sinais de problemas nos anéis de pistão

Componente pode ocasionar consumo excessivo de lubrificante

No motor, os anéis de pistão, também conhecidos como anéis de segmento, são responsáveis pela vedação da câmara de combustão, além de fazer o controle do óleo lubrificante nas paredes do cilindro. Assim, existem alguns sinais quando esses componentes apresentam problemas. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais indícios de desgaste e defeitos nos anéis de pistão.

Um dos sinais mais comuns de desgaste nos anéis de pistão é o aumento no consumo de óleo lubrificante, normalmente causado quando os anéis não conseguem mais realizar a raspagem adequada do óleo nas paredes do cilindro, permitindo que o lubrificante atinja a câmara de combustão e seja queimado junto com a mistura ar-combustível. Nesse caso, será possível ver uma fumaça azulada no escapamento, especialmente nas partidas a frio e durante acelerações.

Outro indicativo possível de problemas é a perda de compressão nos cilindros, visto que anéis desgastados não conseguem vedar o pistão e a parede do cilindro de maneira adequada, permitindo o vazamento de gases da combustão para o cárter. Nesse caso, é possível realizar um teste de compressão ou um teste de vazamento do cilindro, verificando se os valores obtidos estão dentro do especificado pela montadora.

O funcionamento do motor também pode ser afetado quando há problemas nos anéis, como falhas em marcha lenta, dificuldade de partida e perda de potência, pois a mistura ar-combustível pode não estar sendo comprimida corretamente, afetando a eficiência da combustão.

No diagnóstico, um passo importante é verificar o estado das velas de ignição, dado que quando há queima de óleo as velas costumam apresentar coloração escura ou carbonização excessiva nos cilindros afetados. Outro processo para diagnosticar o componente consiste em sua análise em bancada, verificando os valores de folga radial e axial e comparando com as especificações do fabricante.

Por fim, no caso de troca dos anéis de segmento, o mecânico também deve analisar todo o conjunto do motor, verificando a ovalização dos cilindros, o desgaste das camisas e o estado dos pistões, pois conforme o uso anéis desgastados podem prejudicar os demais componentes.

 

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