Componente pode ocasionar consumo excessivo de lubrificante
No motor, os anéis de pistão, também conhecidos como anéis de segmento, são responsáveis pela vedação da câmara de combustão, além de fazer o controle do óleo lubrificante nas paredes do cilindro. Assim, existem alguns sinais quando esses componentes apresentam problemas. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais indícios de desgaste e defeitos nos anéis de pistão.
Um dos sinais mais comuns de desgaste nos anéis de pistão é o aumento no consumo de óleo lubrificante, normalmente causado quando os anéis não conseguem mais realizar a raspagem adequada do óleo nas paredes do cilindro, permitindo que o lubrificante atinja a câmara de combustão e seja queimado junto com a mistura ar-combustível. Nesse caso, será possível ver uma fumaça azulada no escapamento, especialmente nas partidas a frio e durante acelerações.
Outro indicativo possível de problemas é a perda de compressão nos cilindros, visto que anéis desgastados não conseguem vedar o pistão e a parede do cilindro de maneira adequada, permitindo o vazamento de gases da combustão para o cárter. Nesse caso, é possível realizar um teste de compressão ou um teste de vazamento do cilindro, verificando se os valores obtidos estão dentro do especificado pela montadora.
O funcionamento do motor também pode ser afetado quando há problemas nos anéis, como falhas em marcha lenta, dificuldade de partida e perda de potência, pois a mistura ar-combustível pode não estar sendo comprimida corretamente, afetando a eficiência da combustão.
No diagnóstico, um passo importante é verificar o estado das velas de ignição, dado que quando há queima de óleo as velas costumam apresentar coloração escura ou carbonização excessiva nos cilindros afetados. Outro processo para diagnosticar o componente consiste em sua análise em bancada, verificando os valores de folga radial e axial e comparando com as especificações do fabricante.
Por fim, no caso de troca dos anéis de segmento, o mecânico também deve analisar todo o conjunto do motor, verificando a ovalização dos cilindros, o desgaste das camisas e o estado dos pistões, pois conforme o uso anéis desgastados podem prejudicar os demais componentes.