Chinês quer embolar o mercado oferecendo tamanho de SUV médio com preço de SUV compacto; suspensão traseira é independente, mas câmbio manual de 5 marchas é opção única na transmissão
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Divulgação
O preço dos automóveis no Brasil é um assunto que incomoda. Mesmo quando há isenção de impostos, o consumidor acha que é caro, enquanto as fabricantes alegam que estão cobrando os mesmos valores praticados para semelhantes modelos vendidos na Europa. No meio disso tudo, a JAC Motors joga pimenta nessa discussão apresentando veículos cada vez mais bem acabados e robustos a preços até 25% mais baratos que seus concorrentes diretos. E, agora, estreia na faixa de mercado dos SUVs com o JAC T6.
Apresentado no Salão do Automóvel de 2014, o grande trunfo do chinês é ter tamanho de SUV médio (4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura) com preço de compacto. Ou melhor, ele se vale de ter tamanho (e certa semelhança física) com o Hyundai ix35, mas custa o mesmo que um Ford EcoSport com mesmo nível de equipamentos de série. A JAC aposta que a versão completa, que sai pelo valor de R$ 75.670, será a mais vendida.
O JAC T6 é equipado com motor 2.0 16V VVT JetFlex, cujo sistema bicombustível, desenvolvido pela Delphi, é o mesmo dos outros flex da marca – dispensando tanquinho de gasolina ao fazer o pré-aquecimento do combustível ainda na linha de transmissão para a injeção. O motor possui cabeçote de alumínio e é capaz de gerar 160 cv/155 cv (etanol/gasolina) a 6.000 rpm.
O propulsor possui, ainda, duplo comando de válvulas, variável apenas na admissão (VVT). Esse recurso favorece a curva de torque nos baixos e médios regimes de rotação. Dados da fabricante apontam que o pico máximo é de 20,6 kgfm entre 3.000 e 4.500 rpm. A oferta mais homogênea de força, de acordo com a marca chinesa, melhora o consumo de combustível.
Transmissão e suspensão
Um recurso pensado oferecido também para aumentar a economia é o indicador de marchas no velocímetro, que, através da demanda de aceleração, aponta o momento mais propício para mudar de marcha e aproveitar a elasticidade do motor. A única opção de câmbio disponível para o JAC T6 num primeiro momento é a caixa manual de cinco velocidades.
No test drive com o veículo, apesar da boa curva de torque e do indicador de marchas, a adoção de um câmbio manual de seis velocidades (que existe na maxivan T8) poderia deixar o T6 ainda mais ágil e, em estradas mais sinuosas, evitar algumas mudanças de marcha desnecessárias. A marca prevê o lançamento da versão com transmissão automática e motor turbo, mas irá depender da demanda do mercado.
A direção tem assistência elétrica progressiva, portanto, rouba menos potência do motor que um sistema hidráulico. Ponto positivo para a suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos. A JAC afirma que rodou quase 1 milhão de quilômetros com o T6 pelo Brasil para acertar a carga de molas e amortecedores ao piso das ruas e estradas do país.
O JAC T6 ainda traz freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD para brecar as rodas aro 17” (de liga leve) com os pneus 225/60 R17. Para os ocupantes, o SUV traz de série vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e volante multifunções com regulagem de altura.
Na versão topo de linha, também é de série o sensor de estacionamento com câmera de ré e o sistema mirror link, através do qual é possível espelhar a tela do celular (seja iOS ou Android) na tela do kit multimídia no console central, permitindo assim, por exemplo, utilizar o sistema de navegação do smartphone.
FICHA TÉCNICA
JAC T6 2.0 VVT 16V Flex
Motorização
Tipo de motor: Quatro cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cc): 1997
Diâmetro (mm): 85
Curso (mm): 88
Comando de válvulas: DOHC 16V VVT
Potência Máxima (cv/rpm): 155/6000 (Gasolina) – 160/6000 (Etanol)
Torque Máximo (Nm/rpm): 196/3500 (Gasolina) – 202/3500 (Etanol)
Taxa de compressão: 10:1
Transmissão: Manual de cinco velocidades
Suspensão
Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira independente, tipo MultiLink com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios
Dianteiro: a disco ventilado
Traseiro: a discos sólidos
Rodas
Pneus: 225/60/R17
Rodas: em liga de alumínio, aro 17″
Performance
Velocidade máxima: 186/km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2s
Preços
JAC T6 – R$ 69.990
PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990
PACK 2 – Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670
Carro excelente, melhor do que a IX-35 e outras SUVs da mesma categoria, alem de ter vários acessórios de linha.
Tenho um t6 e estou satisfeito com o custo benefício, para ficar ainda mais atraente gostaria de mais torque na arrancada , abraço á todos!!!
O carro é muito bom, espaçoso , confortavelmente para dirigir e econômico para um suv. O que deixa a desejar é o multimídia não vem com GPS de fabrica tem que ser através de pareamento com celular .
Carlos, você não estaria se referindo à minivan JAC J6, que em sua primeira versão tinha motor de 136 cv? Um abraço.
Ué ?? Porque na Nota Fiscal vem indicando potência de 136cv, quando a propaganda e folders o T6 divulgam155/160cv ?
Mudou a motorização ? Informação errada na Nota Fiscal ou propaganda enganosa ?
Cadê o câmbio automático?
Vs. tem mania de esperar a reação do mercado. Não há mais tempo para esse tipo de projeção. Quer competir tem que oferecer opções compatíveis com a realidade do momento…