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Motor 1.8 com novos materiais para otimizar desempenho

Linha 2014 do sedã mais famoso do Brasil, o Toyota Corolla é disponibilizada com motor 1.8 de 144 cavalos de potência, a transmissão pode ser manual ou automática

O Toyota Corolla pode até ser chamado de carro de “tiozão”, mas que caiu na preferência nacional, isso não tem dúvida. “Esse carro não quebra”, dizem os proprietários. O que não quer dizer que isso seja ruim para os mecânicos de plantão, pelo contrário, não quebra se tiver a manutenção adequada, é claro, e a revisão depende exatamente dos mecânicos.

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A linha 2014 já chegou, ainda em março começou a ser vendida no país, sem alterações no visual ou novos equipamentos, apenas mantendo a mecânica robusta, já reconhecida, e uma nova central multimídia que integra funções como sistema de áudio, câmera de ré e GPS. O veículo é oferecido com duas motorizações e cinco versões de acabamento. As versões GLi e XLi, disponíveis com câmbio manual e automático, são equipadas com o motor 1.8 de 16v Dual VVT-iFlex  e as versões Altis, XRS e XEi acompanham o motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex. Demos umas voltas com a versão GLi, que tem motor 1.8 16V e veio equipada com câmbio automático.

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O propulsor 1.8 litro não é novidade para a Toyota, então se pode esperar um conjunto bastante robusto que garante um bom desempenho, principalmente, na estrada. De acordo com as informações da montadora, quando abastecido com etanol, o motor atinge a potência máxima de 144 cv a 6.000 rpm e chega aos 139 cv com gasolina na mesma faixa de rotação. Já o torque máximo alcança os 18,6 Kgfm a 4.800 rpm com álcool e 18 Kgfm a 4.000 rpm, com uso da gasolina.

De acordo com a fabricante, os motores 1.8 litro 16V Dual VVT-i Flex da linha Corolla tem construção leve e compacta e com alta rigidez, além disso, adotam bloco e cárter de alumínio, o que significa também menos ruídos e vibrações. Os componentes do motor contém pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem a periodicidade da manutenção, bem como reduzem o atrito e auxiliam no consumo de combustível.

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Uma novidade são as velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. O desenho da câmara de combustão otimizado, o posicionamento das velas e injeção de combustível na diagonal, além do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) resultam em melhor desempenho, menor consumo de combustível e redução de emissão de poluentes.

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Motor
1.8 Dual VVT-I 16V DOHC Flex
VVT-i – Variable Valve Timing with Intelligence.
DOHC – Double Overhead Camshaft
Potencia – 144 cv a 6.000 rpm
Torque – 18,6 Kgfm a 4.800 rpm

Completando o trem de força, a transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com controle eletrônico de transmissão (Super ECT), que mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada e possui opção de trocas sequenciais na alavanca do câmbio ou através de borboletas localizadas atrás do volante, disponível também nas versões 2.0. O câmbio manual é de seis velocidades.

Transmissão
Manual – seis velocidades
Automática – quatro velocidades com shift gate e Super ECT

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A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barra estabilizadora, já a traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora. Os freios são a disco nas quatro rodas e tem o auxílio do ABS (Anti-lock Braking System) e do EBD (Electronic Brakeforce Distribution), que faz a distribuição eletrônica da frenagem. A direção é elétrica do tipo EPS (Electric Power Steering), que garante leveza nas manobras mas uma condição mais firme em situações de alta velocidade.

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Suspensão
Dianteira – McPherson com barra estabilizadora
Traseira – Eixo de torção com barra estabilizadora

Freios
Dianteiros – Discos ventilados com ABS e EBD
Traseiros – Discos sólidos com ABS e EBD
Pneus – 195 / 65
Rodas – Aço estampado R15

A linha Corolla 2014 vem de série com alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, airbag duplo frontal, ar-condicionado com filtro de poeira, travas e vidros elétricos, apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central (dentro do descanso de braços), luzes de leitura dianteira e traseira, para-sol do motorista com espelho, porta-documento e comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas. A versão GLi acompanha freio ABS e painel de instrumentos com iluminação Optitron.

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O Toyota Corolla XLi 1.8 manual custa R$ 60.200,00, já o XLi 1.8 com câmbio automático custa R$ 63.990,00. A versão GLi 1.8 com câmbio manual é avaliada em R$ 62.880,00, e com transmissão automática vale R$ 66.190,00.

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