Se o talão não estiver assentado da forma correta, o pneu concentrará forças em uma região, causando desgaste irregular
A Continental explica embora sejam comuns os casos de pneus com desgaste irregular na banda de rodagem, a principal causa pode ser a montagem incorreta. É o caso dos desgastes lineares ao longo do perímetro do pneu e que, comumente, são mais acentuados em uma porção concentrada.
“Esse tipo de desgaste sempre é objeto de uma ampla investigação por parte dos técnicos: alinhamento, balanceamento, condições da quinta-roda, rodas, embuchamentos, molas. Mas um ponto básico é sempre esquecido: o correto assentamento dos talões dos pneus”, afirma Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.
A empresa lembra que a montagem dos pneus de carga requer cuidados especiais, como limpeza das rodas, perfeita lubrificação (feita com pastas de montagem e não géis), máquinas ou ferramentas adequadas e atenção à pressão de talonamento.
Outro aspecto importante é assegurar que os talões sejam assentados de forma correta. Se isso não ocorrer, em movimento, o pneu concentrará forças em uma região específica de sua banda de rodagem, gerando os desgastes irregulares.
Para ajudar a evitar esse tipo de problema, muitos fabricantes de pneus adicionam às laterais dos pneus, na região dos talões, um ressalto conhecido como “friso”. Esse ressalto servirá de referência para o técnico verificar de ambos os lados se o pneu foi montado corretamente.
A dica é: o friso deve sempre ficar à mesma distância do flange da roda por toda a sua extensão. Se em algum ponto esse ressalto de borracha estiver mais próximo da roda é sinal de que naquele ponto não houve o assentamento adequado do talão.
O mesmo vale para vibrações no volante: se o balanceamento foi feito utilizando uma boa massa de contrapesos e o problema não desaparecer, o passo seguinte, segundo a Continental, é procurar por deformações nas rodas e por componentes da suspensão que possam estar ligeiramente soltos. Se nada disso for detectado, a dica é checar a montagem dos pneus no veículo.
“Não é raro ver pneus que não foram montados adequadamente e cujos talões não foram assentados corretamente nas rodas. Isso gera a vibração ao volante e, em muitos casos, desgastes irregulares da banda de rodagem”, completa Astolfi.