Continental explica que falta de rodízio, de balanceamento e de alinhamento agravam ainda mais o desgaste por arraste lateral
A Continental esclarece sobre o impacto do arraste lateral na segurança e na vida útil dos pneus de carga, que são frequentemente submetidos a grandes esforços. O desgaste por arraste acontece quando o pneu apresenta sinais de escorregamento lateral, podendo ter todas as barras ou blocos da banda de rodagem danificados.
Segundo a empresa, essa condição pode criar rebarbas laterais, trincas e até mesmo arrancamentos na região dos ombros e das arestas dos sulcos.
E o que causa isso? A Continental explica que entre os motivos que agravam essa condição estão mau uso, falta de rodízio, de balanceamento, de alinhamento e a ausência da checagem periódica de pressão.
Além disso, os principais causadores dessa condição são pneus montados em carretas durante manobras e pneus montados em veículos que possuem geometria fora de tolerância por conta de falta de alinhamento ou por componentes danificados.
“O condutor também tem um papel relevante no sentido de minimizar o desgaste por arraste, evitando manobras fechadas, como as realizadas em pátios estreitos, reduzindo a velocidade durante o processo, carregando o veículo nos limites estabelecidos pelo fabricante e, principalmente, verificando periodicamente o alinhamento”, diz Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus.