Montagem do motor do Renault Kardian (Horse HR10) passo a passo (parte 2)

Conjunto motriz tem cabeçote em formato delta, uma turbina de tamanho reduzido e usa 70% dos componentes do motor 1.3 turbo

 

texto Felipe Salomão   fotos Diego Cesilio / Divulgação Renault

Na edição passada da Revista O Mecânico, fizemos a desmontagem do motor Horse HR10 1.0 turbo, que equipa o Renault Kardian. Pois bem, neste mês trazemos a montagem completa com todos os apertos de torque dos componentes desse conjunto motriz. Embora seja ainda um carro em fase de lançamento o Kardian já vendeu mais de 30.000 unidades e será o novo carro de volume da Renault. Assim, preparamos o amigo mecânico para a manutenção desse veículo e outros modelos que venham a compartilhar o motor HR10 como será o caso do Nissan Kicks.

O trem de força Horse HR10 é um 1.0 turbo de até 125 cv, com 220 Nm de torque, além de contar com um cabeçote em delta, uma turbina compacta e 70% dos componentes oriundos do motor 1.3 turbo, que equipou o Captur e Oroch e hoje segue no Duster.

Portanto, assim como a desmontagem, vamos focar apenas no passo a passo completo. Portanto, a visão técnica da montagem, com a participação de Denilson Valentini, Analista de Engenharia de Qualidade da Horse, pode ser conferida no nosso canal do YouTube. Para assistir ao vídeo no nosso YouTube, basta acessar pelo QR Code abaixo.

 

MONTAGEM

 

1)   Primeiros componentes que devem ser instalados são os calços, que regulam a folga axial do virabrequim. Eles têm uma medida única e são colocadas no mancam de número dois com a ranhura sempre colocadas para fora.

2)   Com as mãos encaixe o virabrequim.

3)   Encaixe com as mãos os quatro mancais, que contam com uma marcação numerada na peça, que devem ser seguidas na instalação. Posteriormente aplique o torque de 32 Nm e 62 graus nos parafusos dos mancais. O aperto deve ser feito sempre em par começando do terceiro para para o segundo, depois número quatro e número um.

4)   Após montar o pistão, usando uma cinta de anéis, posicione o primeiro pistão com a seta voltada para frente do motor e utilize uma madeira para posicionar o pistão no bloco do motor.

5)   Encaixe a capa da biela seguindo as cores e a fratura da peça. Posteriormente aplique o torque de 25 Nm com 110 graus. A sequência é sempre em pares.

6)   Para montar o cárter aplique uma junta de cola silicone. Posteriormente, aplique o torque de 25 Nm.

7)   Na sequência instala o filtro de óleo que é refil. O torque de aperto é de 25 Nm.

8)   Para instalar a bomba de óleo faça o posicionamento da corrente da bomba de óleo junto com a própria bomba. Após encaixá-la aplique o torque de 25 Nm nos parafusos maiores e de 10 Nm nos parafusos do suporte da bomba. Não há uma sequência para aplicação dos parafusos.

9)   Instale a peneira da bomba de óleo e aplique o torque de 10 Nm.

10) Instale a tampa do cárter e instale os dez parafusos com torque de 10 Nm, fazendo o aperto em uma sequência alternada.

11) Instale o trocador de calor aplicando o torque de 10 Nm, fazendo o aperto de forma cruzada.

12) Instale a junta e faça o posicionamento do cabeçote em delta, aplicando o primeiro aperto de torque de 25 Nm, posteriormente aplicando torque de 90 graus e, depois, aplique um torque de 180 graus, totalizando 270 graus de aperto.

13) Faça o posicionamento dos tuchos hidráulicos com as mãos no centro da válvula. Observação: as peças são iguais para os dois lados do cabeçote.

14) Instale o comando de escape e de admissão, seguindo a numeração dos mancais, que vão de uma até o número quatro ou das letras de A até D. Aplique o torque de 10 Nm.

15) Instale a corrente de comando, começando pelo tensor da corrente da bomba de óleo, que conta com um guia para instalação, feito manualmente.

16) Instale os comandos com as mãos e, posteriormente, coloque a corrente, sendo que as cores laranja marcam o ponto com uma marcação nos comandos, assim como a marcação branca na parte inferior do encaixe de corrente. Ainda na montagem da corrente coloque o trilho branco na parte superior dos comandos e, por fim, os trilhos pretos na lateral das correntes. Antes de aplicar o torque nos parafusos instale o tensor, que é um pino amarelo, que deve ser apertado na instalação. Aplique o torque de 21 Nm nos parafusos de 10 mm, depois aplique o torque de 10 Nm nos parafusos de 8 mm e finalize com torque de 30 Nm e 34 graus nos parafusos de 22 mm.

17) Instale as tampas do cabeçote, aplicando o torque de 10 Nm.

18) Instale a tampa da face de distribuição do motor, seguindo a sequência da imagem ao lado. O torque 55 Nm nos parafusos de 13 mm, o torque de 25 Nm nos parafusos de 10 mm e torque de 10 Nm nos parafusos de 8 mm.

19) Instale as válvulas VVT, aplicando o torque de 10 Nm.

20) Instale a bomba d’água, aplicando o torque de 25 Nm.
21) Instale a polia da bomba d’água, aplicando o torque de 30 Nm. (Explicação no vídeo)

22) Instale a polia do virabrequim, aplicando o torque apenas na montagem do volante. Neste ponto só encoste o parafuso.

23) Instale a vareta de óleo, aplicando o torque de 10 Nm.

24) Instale o coletor de admissão, aplicando o torque de 10 Nm, fazendo o aperto em cruz.

25) Instale o tubo de respiro inferior do motor, aplicando o torque de 10 Nm.

26) Instale o tubo de água, aplicando o torque de 10 Nm.

27) Instale suporte do compressor do ar-condicionado, aplicando o torque de 25 Nm.

28) Instale o turbo, começando pela junta e, posteriormente, aplique o torque de 32 Nm.

29) Instale os quatro tubos da turbina, começando pelo tubo de óleo, aplicando o torque de 10 Nm. Posteriormente, instale o tubo de entrada de líquido de arrefecimento da turbina, aplicando o torque de 10 Nm. Instale outro tubo de entrada de óleo da turbina, aplicando o torque de 10 Nm. Por fim, o tubo de retorno de arrefecimento tem o torque de 10 Nm.

30) Instale o suporte da chapa das tubulações, aplicando o torque de 25 Nm e 10 Nm.

31) Instale o suporte inferior do catalisador, aplicando o torque de 25 Nm.

32) Instale o catalisador, aplicando o torque de 25 Nm.

33) Instale a chapa metálica inferior de proteção das tubulações do turbo, aplicando o torque de 10 Nm. Posteriormente, instale a chapa superior para fazer a dissipação do calor da turbina, assim protegendo a haste do turbo. O torque é de 10 Nm.

34) Instale as duas sondas lambdas, aplicando o torque é de 44 Nm para os dois componentes.

35) Instale as velas de ignição, aplicando o torque de 24 Nm.

36) Instale as bobinas de ignição, aplicando o torque de 10 Nm.

37) Instale os bicos injetores, aplicando o torque de 10 Nm.

38) Instale a bomba de alta pressão do cabeçote, aplicando o torque de 10 Nm.

39) Instale a tubulação de alta pressão do combustível, aplicando o torque de 10 Nm nos parafusos de 8 mm e, também, aplique o torque de 23 Nm nos tubos.

40) Instale os sensores de posição do comando, aplicando o torque de 10 Nm.

41) Instale a bomba de vácuo, aplicando o torque de 10 Nm.

42) Instale o corpo de borboleta, aplicando o torque de 10 Nm.

43) Instale a chapa de proteção do corpo de borboleta, aplicando o torque de 10 Nm.

44) Instale o tubo de entrada turbina, aplicando o torque de 10 Nm.

45) Instale o retentor traseiro com ajuda de uma ferramenta para que ele fique na profundidade correta e, posteriormente, instale o volante do motor, aplicando o torque de 55 Nm e 50 graus. Observação: Utilize uma ferramenta para que o volante não se mova.

46) Aplique o torque de 80 Nm e 180 graus na polia do virabrequim.

47)    Instale válvula termostática, aplicando o torque de 10 Nm.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php