Montadora reduz quase 100% dos resíduos de pintura

A unidade fabril da Volkswagen localizada em Taubaté/SP, que produz os modelos Gol e Parati, conseguiu eliminar 94,5% de todo o material consumido no processo de pintura dos veículos. Das 123 toneladas de resíduos descartadas mensalmente, apenas 7 toneladas seguem para aterro industrial. Todo o material restante é reutilizado em outros processos industriais.

A borra do esmalte que sobra na pintura é reaproveitada pela empresa Walbor Tintas, para a produção de tinta de segunda linha, destinada a pintura de viadutos, contêineres e cascos de navio, por exemplo. A outra parte da borra é reaproveitada por empresas cimenteiras, para utilizar o resíduo como fonte energética ou material agregado ao cimento.

Outros resíduos como a borra de fosfato e a lama de decapagem são recuperados desde 2004 pela indústria Suzaquim, de Suzano/SP, que extrai os sais e óxidos metálicos do material e vende para outras indústrias, como empresas de corantes, produtos cerâmicos, refratários e indústrias químicas em geral.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php