A Ford está celebrando o feito de um monoposto da categoria Formula Ford europeia com o motor EcoBoost 1.0 de três cilindros no lendário circuito de Nurburgring, na Alemanha. Utilizando o traçado completo de 20,832 km, segundo a Ford, o monoposto completou uma volta em 7min22s, o que colocaria o modelo à frente de superesportivos como, por exemplo, Lamborghini Aventador LP700-4 (motor V12 de 700 cv), Ferrari Enzo (660 cv) e o Pagani Zonda (602 cv). Ainda segundo a Ford, nenhum outro veículo de três, ou até mesmo quatro cilindros, conseguiu um tempo tão rápido no circuito.
Para chegar a esse resultado, engenheiros da Ford substituiram o motor utilizado normalmente na Fórmula Ford (1.6 de 180 cv) por uma versão especial de 205 cv do novo motor global EcoBoost 1.0. O monoposto também foi homologado para o uso em estrada, incluindo a instalação de faróis dianteiros e traseiros, piscas, espelhos retrovisores e buzina.
Assim, conforme os dados da Ford, o monoposto, também equipado com transmissão manual de 6 marchas, foi capaz de atingir velocidade máxima de 255 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A média horária da volta em Nurburgring foi de 169 km/h, a 11ª melhor entre os veículos equipados para andar nas ruas.
“Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas da Ford Europa. “E o melhor é que ele superou alguns dos melhores superesportivos do mundo usando apenas uma fração do combustível”, diz. A Ford estima que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost seja capaz de fazer 20 km/l à velocidade de
120 km/h e 41,66 km/l rodando a 56 km/h.