Missão: Modernização

Responsável por formar um grande número de técnicos especializados nos mais diversos segmentos da reparação veicular, o SENAI – Ipiranga, de São Paulo, é considerado uma escola referência em automobilística. O diretor Newton Luders Marchi, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, conta sobre os atuais cursos e o programa de modernização das instalações, no qual deu continuidade tendo em vista a necessidade de aperfeiçoar e tornar os profissionais aptos a atender às novas tecnologias da indústria automotiva.

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Revista O Mecânico: Que cursos o Senai Ipiranga oferece na área automobilística?
Diretor Newton Luders Marchi: São três tipos de cursos: aprendizagem industrial, técnico e de formação continuada. O primeiro, com duração de dois anos, divide-se em mecânica de automóvel e eletricista de manutenção e é voltado para alunos com idades entre 14 e 24 anos, com curso fundamental concluído. O curso técnico, desenvolvido nas áreas de automobilística e eletroeletrônica, tem como pré-requisito a conclusão do ensino médio e também a duração de dois anos, além de 400 horas de estágio supervisionado. Ambos são gratuitos sendo que a admissão se faz por meio de aprovação em prova, tipo vestibular.

O Mecânico: E quanto aos cursos de formação continuada?
Marchi: São módulos com média de 36 horas administrados com o objetivo de proporcionar aos profissionais atualizações e adequações à demanda do mercado, que evolui muito rápido nesse ramo. A cada ano, cerca de 17 mil alunos se formam por meio desses programas, que nós estamos empenhados em diversificar ainda mais, em termos de oferta de cursos, para acompanhar a tecnologia da indústria. Com isso, a meta é estruturar também cursos de gestão de oficinas automotivas, o que é importantíssimo para o sucesso do negócio. Esses programas estão disponíveis a partir do segundo semestre e as informações, preços e inscrições podem ser acessadas pela internet (www.sp.senai.br/automobilistica).

O Mecânico: A escola está numa grande fase de reestruturação, quais são os principais objetivos?
Marchi: Todos os esforços estão concentrados na modernização da escola, o que inclui desde melhorias em sua estrutura física, como a manutenção do prédio, adequação de equipamentos e ferramental, inclusão de novos cursos, a forma de atuação dos funcionários, visando formar uma cultura que busque a efetiva preparação da escola para cumprir seu objetivo: oferecer cursos de qualidade e alimentar o mercado com profissionais capacitados.

O Mecânico: As reformulações já começaram?
Marchi: Sim. Já apresentamos um anteprojeto para a diretoria regional e conseguimos a autorização dos primeiros investimentos de para iniciar as mudanças. Esses revursos estão destinados para a aquisição de mobiliário, maquinário e ferramental, que vão modernizar o ambiente de ensino. Um dos destaques do projeto é a reformulação do lay out das oficinas, criando um padrão entre os módulos, com visual agradável, funcional, prático e pedagógico, que destaque o produto, ou seja, o carro. Setores prestadores de serviços, como o laboratório de lubrificantes e combustíveis e o organismo de inspeção veicular, ambos acreditados pelo INMETRO, também estão passando por mudanças.

O Mecânico: Em termos de cursos, o que o Senai está implantando para aprimorar o conhecimento do mecânico?
Marchi: É essencial reforçar a visão empresarial de uma oficina, a legislação vigente, as responsabilidades legais e conscientizar os empresários da necessidade de modernização dos equipamentos e treinamento de seus funcionários Nossa intenção é passar uma visão mais adequada para ultrapassar esses obstáculos e dar condições para que ele possa ser competitivo no mercado, atuar com qualidade e comprometimento com seus clientes. Outra novidade que marca a necessidade de ampliar as especializações é a categoria de personalização de veículos, o tuning, que vem crescendo a cada dia e nós temos que seguir essa tendência, no incentivo de profissionalizar esse trabalho, para que não caia no descrédito. O curso oferecido abrange não apenas a parte técnica das alterações mas também os procedimentos de legalização do veículo, que está agregado à personalização.

O Mecânico: Como é a relação do SENAI com as empresas do setor automotivo?
Marchi: Uma das ações que priorizamos nessa nova fase do SENAI é a aproximação ainda maior com nossos parceiros. Hoje temos 50 convênios e comodatos com montadoras e fabricantes de autopeças, tintas, equipamentos e ferramentas e o nosso objetivo é, mediante acordos, disponibilizar as mais atuais tecnologias para os mecânicos independentes. O trabalho com as montadoras, por exemplo, prioriza o treinamento dos profissionais da rede de concessionárias, que trazem para o Senai todas as informações e os equipamentos adequados, mas nesse momento elas compreendem a necessidade de ampliar esse conhecimento tecnológico também para os independentes. Mesmo porque as oficinas das redes não comportam a quantidade de carros que precisam de manutenção preventiva e reparos, que precisam de serviços de qualidade. Frutos desses primeiros entendimentos são sete novos programas que a Escola oferecerá no segundo semestre. Contamos com um atendimento específico para empresas envolvidas no setor, como concessionárias de rodovias seguradoras, proporcionando um treinamento específico para suas necessidades, desde o diagnóstico do que precisa se aprimorado até a preparação de cursos “personalizados”.

O Mecânico: Qual a importância do reparador independente para o mercado em sua opinião?
Marchi: É o profissional que vai conduzir todo o processo de manutenção de um veículo, portanto é um formador de opinião, não somente na hora do reparo, mas até na compra de um outro carro. São 125 mil oficinas independentes em todo o Brasil e em São Paulo, nossa Diretoria Regional está firmando um acordo com o Sindirepa-SP para a realização de um trabalho de mapeamento de todas as oficinas com informações sobre estrutura, localidade etc. Com isso pretendemos identificar esses estabelecimentos, conhecer suas características, condições de trabalho e, principalmente, suas necessidades, visando o aperfeiçoamento contínuo dos produtos e serviços que oferecemos. Considerando uma cadeia produtiva que evolui com tanta velocidade é imperioso que os profissionais não fiquem e possam se atualizar para se valorizar.

O Mecânico: Depois de formados, o Senai busca informações sobre seus ex-alunos, como se estão no mercado de trabalho?
Marchi: Temos um programa chamado SAPES (Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos do Senai), que é conduzido por uma instituição externa com o objetivo de pesquisar a inserção dos profissionais no mercado, se estão atuando e aplicando os ensinamentos. Essa pesquisa é feita por amostragem e indica que, na média, 80% dos graduados estão empregados. Depois, a escola está aberta para auxiliar o ex-aluno em casos de dúvidas, mesmo porque durante os cursos, ele acaba criando um vínculo com os professores, o que facilita essa troca de informações.

O Mecânico: Em resumo…
Marchi: O que estamos fazendo é implementar as necessidades que a escola já tinha detectado, ou seja, os conceitos de modernização e a mudança de cultura e este é o momento especial para a realização do projeto. Há 14 anos houve uma adequação no foco de atuação dessa escola, que acabou sendo concentrado na área automobilística e se tornou um centro de referência, sendo que muitas montadoras fazem das nossas instalações os seus centros de treinamento. No atual momento está havendo um grande esforço para dotar a equipe de funcionários com um perfil dinâmico e moderno de atuação. Sentimos que todos os nossos colaboradores estão participando desse processo de mudança de forma comprometida, afinal são profissionais competentes e especialistas em suas áreas de atividades. O momento também é para aperfeiçoar o atendimento aos diversos clientes – alunos, empresas e comunidades.

Comentário em “Missão: Modernização

  1. Tem uma spacefox 1.6 ano 08 modelo o9 ta fazendo 7.25 klmt com litro de gasolina ta gastando muito ja troque vela cabo limpeza de bico filtro etc e continua 7.25 o que eu tem que fazer para melhorar

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