A Michelin inaugurou ontem a extensão de sua fábrica de pneus para veículos de passeio e caminhonete, em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro. O investimento de 300 milhões de euros permitirá elevar a capacidade de produção para 5 milhões de pneus por ano, em sua primeira fase. Segundo a marca, o investimento vai gerar mais de 300 empregos diretos e outros 1.500 indiretos.
“Com esta expansão estamos entrando com toda força no mercado de pneus de passeio e caminhonete, com a firme determinação de sermos líderes nesse mercado. A nova linha de produção vai nos permitir atingir o nosso objetivo comercial na América do Sul: dobrar a nossa participação de mercado nos próximos cinco anos,” afirma Jean-Dominique Senard, presidente mundial do Grupo Michelin.
A unidade vai produzir a gama de pneus Michelin Energy XM2, que já cobre 96% do parque automotivo da América do Sul. “Para isso, nossa fábrica será equipada com as mais modernas tecnologias e equipamentos, onde trabalharão funcionários formados por nós no Brasil e em outras fábricas da Michelin no mundo,” afirma Cesar Moñux, diretor da fábrica de pneus de passeio de Itatiaia.
O aporte de 300 milhões de euros no Brasil faz parte do montante de um bilhão de euros investidos pela Michelin, de 2006 a 2012, para aumentar sua capacidade de produção em pneus de carga e na fabricação de pneus para minas e terraplenagem, ambas na unidade de produção localizada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Atualmente, a empresa emprega mais de 6.000 pessoas na América do Sul, sendo 5.000 somente no Brasil.