A Meritor se prepara para a temporada 2013 da Formula Truck, que começa neste domingo, 10/03, no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A fabricante fornece peças especiais para oito dos 24 caminhões do grid, desenvolvendo especialmente para a competição peças como carcaças, diferenciais completos, semieixos, cubos e cardans, seguindo a necessidade e grau de competitividade de seus parceiros.
A Meritor explica que trabalha junto com as equipes que patrocina (RM/Volkswagen, ABF/Volvo e Território Motorsport/Ford) identificando as principais necessidades dos pilotos e chefes de equipe, mantendo contato constante por meio de suporte de engenharia e fornecimento e manutenção de produtos.
Entre as novidades para as equipes patrocinadas em 2013, a fabricante de autopeças anunciou o desenvolvimento do novo par de semieixos para os eixos especiais MS 145 high performance. Segundo a Meritor, o componente deve reduzir o tamanho do cubo, aliviando cerca de 10kg no eixo traseiro, melhorando o consumo de combustível, emissão de poluentes e a dirigibilidade.
“Quanto mais você reduzir a massa excedente de determinadas áreas, seja eliminando ou alocando em outros pontos mais favoráveis do caminhão, melhor. A intenção é sempre ajudar os pilotos a atingir os melhores resultados, possibilitando que, mais adiante, outros motoristas possam se beneficiar dessas tecnologias também nas ruas”, explica o engenheiro líder de projetos e suporte ao cliente da Meritor, Fernando Martinez.