Meritor

A Meritor apresentou recentemente o eixo elétrico 14Xe, o primeiro produto desenvolvido pela recém-criada marca Blue Horizon, dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias em todo o mundo. A novidade já está em teste em Michigan, nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o eixo conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, o que libera espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Além disso, ele utiliza a carcaça de um modelo convencional, o que possibilita fácil integração com o veículo.

O produto foi desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), nas versões 4×2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6×4 (Tandem), com capacidade de carga de 26 a 40 toneladas. Ao todo, são três faixas de motorização: 150, 180 e 200 kW.

Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor, afirma que a eletrificação de caminhões é uma tendência também para o mercado brasileiro e que, em um futuro próximo, será essencial para caminhões que rodam em curtas e médias distâncias, com forte atuação em entregas urbanas. De acordo com o executivo, os eixos elétricos Meritor já estão incluídos em 16 projetos de desenvolvimento de veículos elétricos na América do Norte.