A Mercedes-Benz continua renovando sua linha de compactos com o lançamento do novo Classe B. Em comparação ao modelo anterior, está mais baixo, largo e esportivo, afastando um pouco o aspecto de minivan “familiar”, o que pode ser comprovado em seu coeficiente aerodinâmico de 0,26. Segundo a Mercedes, o modelo vem ao Brasil em duas versões, B 200 Turbo e B 200 Turbo Sport.
As duas versões são equipadas com o mesmo motor 1,6 turbo de quatro cilindros, fabricado totalmente em alumínio e equipado com injeção direta de terceira geração, mesma tecnologia utilizada nos motores V6 e V8 BlueDIRECT da Mercedes. O propulsor gera 156 cv de potência máxima e torque máximo de 250 Nm a partir de 1.250 rpm. Aliado à transmissão de dupla embreagem 7G-DCT (com mudanças de marcha automáticas ou por borboleta atrás do volante), o conjunto é capaz de acelerar o Classe B de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e à velocidade máxima de 220 km/h.
Entre os destaques do motor citados pela Mercedes, estão os comandos de válvulas ajustáveis para admissão e exaustão, além de sistema de arrefecimento, bomba de óleo e bomba d’água controlados para otimizar a partida a frio. A função start/stop ECO também vem de série em todos os modelos da Classe B. Outro ponto é que, apesar da presença do turbo, os cilindros possuem alta compressão (10,3:1), o que proporciona respostas mais rápidas em baixas rotações.
A dirigibilidade do novo Classe B, em relação a seu antecessor, foi aprimorada com a adoção da nova suspensão traseira independente com quatro braços, no qual os impactos em cada uma das rodas são absorvidos por três braços de controle e um braço de arrasto, fazendo com que os movimentos longitudinais e laterais são virtualmente independentes entre si. Os cubos das rodas e apoios das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas. A versão Sport conta com a suspensão Avantgarde, que proporciona ainda mais firmeza nas curvas.
Outras melhorias no chassi incluem centro de gravidade do chassi mais baixo e o ESP9 (auxílio de estabilidade), sistema que utiliza frenagem de torque vetorial para contrabalançar a tendência do carro sair de traseira ao fazer curvas em alta velocidade. O sistema ainda age direto no volante por meio de impulsos, mas de forma sutil, para não prejudicar o prazer ao dirigir. O modelo ainda possui sistema de direção eletromecânica progressiva, no qual o motor elétrico do sistema de assistência está ligado diretamente ao volante como um sistema de pinhão duplo.
No quesito segurança, o modelo está equipado com o sistema Attention Assist, que detecta mudanças de comportamento do condutor causadas por sonolência e sugere uma parada para descanso. Outros itens de segurança são o sensor de aviso de pressão dos pneus, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, sete airbags, Adaptive Headlamp Assist (ajuste automático de altura dos faróis), Brake HOLD function (que mantém o freio acionado sem necessidade de pressionar o pedal até que o carro seja reacelerado) e Hill Hold function (que evita que o veículo recue ao arrancar em uma subida). A versão B 200 Turbo Sport também possui sistema auxiliar de estacionamento para vagas longitudinais (baliza), que possibilita sair da vaga também automaticamente, caso tenha entrado na vaga com o assistente.
A nova Classe B terá os preços no Brasil de R$ 115.900 (B 200 Turbo) e R$ 129.900 (B 200 Turbo Sport).