A Mercedes-Benz está lançando no Brasil a nova geração de vans, furgões e chassis da linha Sprinter. Com novo design, o veículo também oferece mais tecnologia, segurança e economia no pacote. Dentro dos padrões da norma Proconve P7, os motores OM 651 LA estão mais eficientes e menos poluentes com a avançada tecnologia BlueEFFICIENCY.
Dotado de quatro cilindros, na versão 311 CDI Street, o conjunto gera 114 cv de potência máxima, com torque de 28,5 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm.
Nesta versão, a Sprinter teve a introdução de dois eixos balanceadores Lanchester no propulsor. Movidos por engrenagens, os balanceadores giram abaixo do virabrequim, no cárter, o que, segundo a montadora, garante um bom nível de suavidade ao motor OM 651 LA.
A transmissão ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves. O novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a baixa rotação do motor, mesmo nas velocidades mais altas.
Entre os destaques de segurança está o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
O novo Sprinter traz também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.
Por dentro tem novo painel de instrumentos, mais porta-objetos e possui materiais de alta qualidade. A chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto. O sistema de ar condicionado é um diferencial da nova geração do Sprinter.
Mais espaçosa, o veiculo agora oferece opções 17+1 e 20+1, aumentando as possibilidades para transporte de pessoas. O novo furgão Sprinter oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. Ainda existem duas opções de alturas internas (1,65 e 1,95 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.940 / 7.340 mm).
Atendimento exclusivo
A Mercedes-Benz acaba de inaugurar, em São Paulo, a Van Center, uma loja exclusiva para comercialização de vans, furgões e chassis da linha Sprinter. O conceito já totaliza seis pontos, com unidades no Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG, e conta com profissionais de vendas e técnicos capazes de oferecer um atendimento especializado para frotistas ou autônomos.
Além do showroom, o atendimento pós-venda também é destaque. Segundo a marca, o cliente tem o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens. O objetivo é facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, assegurar a produtividade do veículo em suas atividades de transporte.
Em casos de manutenções ou eventuais reparos maiores, o serviço é direcionado para a oficina do concessionário. O objetivo da companhia é ampliar os canais de venda e melhorar a infraestrutura para a linha Sprinter.