A Mercedes-Benz anunciou o lançamento do AMG GT. O superesportivo é configurado em duas versões de desempenho: GT, com 462 cv e GT S, com 510 cv. O motor de ambas as configurações é o 4,0 litros V8 biturbo.
Com 3.982 cc de cilindrada, o V8 utiliza uma gama de tecnologias já presente no motor 2,0 litros do A 45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG. O V8 tem dois turbocompressores que não são montados dos lados externos das bancadas de cilindros, mas dentro do V formado por elas. Os especialistas chamam isso de “hot inside V”, ou V interno quente. Segundo a montadora alemã, “o benefício confere melhor resposta dos turbos e menores emissões do escapamento, graças ao fluxo de ar otimizado na direção dos conversores catalíticos montados junto ao motor. A lubrificação por cárter seco também garante o suprimento de óleo mesmo sob altas forças laterais e permite que o motor seja instalado mais baixo, levando o centro de gravidade para mais perto da pista e criando condições para uma alta aceleração lateral”.
Na configuração GT S, o modelo é equipado de série com um sistema de escapamento AMG de alta performance com flaps totalmente variáveis, o que permite ao motorista modificar o som do motor: dependendo do modo escolhido por meio do DYNAMIC SELECT, o condutor pode mantê-lo de forma confortável e relaxante, em longas viagens, ou com um toque mais emocional, inspirado no automobilismo esportivo.
A transmissão automatizada de sete marchas com dupla embreagem é posicionada junto ao eixo traseiro e traz os seguintes modos: “C” (Eficiência Controlada), “S” (Sport), “S+” (Sport Plus) e – inteiramente novo – “I” (Individual).
A suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente vem de série no Mercedes-AMG GT S e é opcional para o GT. O motorista pode ajustar as características de amortecimento ao toque de uma tecla na AMG DRIVE UNIT ou utilizando os modos do sistema AMG DYNAMIC SELECT. Há três estágios disponíveis: “Comfort”, “Sport” e “Sport plus”.
O Mercedes-AMG GT vem de série com amortecimento no trem de força – um amortecedor especialmente ajustado reduz o rolamento do trem de força completo, inclusive a transmissão transeixos. Já o pacote AMG DYNAMIC PLUS, disponível apenas para o GT S, inclui coxins dinâmicos para o motor e a transmissão.