A Mercedes-Benz está intensificando os treinamentos para mecânicos e eletricistas de concessionários e frotistas sobre a BlueTec 5, tecnologia utilizada a partir deste ano nos caminhões e ônibus da marca para adequar os motores aos limites de emissões impostos pelo Proconve P7, equivalente ao Euro 5. De acordo com a empresa, quatro novas unidades volantes vêm percorrendo diversas regiões do país para informar os reparadores, incluindo dois ônibus modelo O 500 RS, um caminhão leve Accelo e um semipesado Atego, preparados especialmente para a atividade de treinamento, recebendo equipamentos e ferramental apropriados.
“Só no primeiro semestre deste ano, treinamos cerca de 300 profissionais de oficina de 68 frotistas, 51 do segmento de ônibus e 17 de caminhões”, contabiliza Eustaquio Sirolli, gerente sênior de Treinamento de Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, desde abril de 2011, mais de 2 mil profissionais da nossa rede, entre pessoal técnico e comercial, receberam treinamento sobre o BlueTec 5. Isso resulta num apoio cada vez maior aos nossos clientes para que obtenham os melhores resultados com seus veículos e, consequetemente, alcancem uma maior rentabilidade, o que proporciona excelência aos seus negócios e ampla satisfação”, avalia Estaquio.
A Mercedes explica que a tecnologia BlueTec 5 consiste numa série de modificações internas do motor e no sistema de escape, que proporcionam menor consumo de combustível, melhor desempenho e maiores intervalos de troca de óleo do motor. O treinamento, segundo a montadora, aborda as características e os benefícios da tecnologia, como os conceitos do sistema de pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva (SCR) e o uso do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no veículo.