A Mercedes-Benz do Brasil conquistou o Prêmio Top Ambiental da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), em reconhecimento ao Programa de “Produção Mais Limpa”, conjunto de iniciativas voltadas à redução no consumo de matérias-primas, recursos naturais e geração de resíduos. Segundo a empresa, esta iniciativa também visa melhorar os processos industriais e a redução de custos. O Prêmio Top Ambiental da ADVB busca reconhecer e estimular a execução de projetos ambientais em empresas privadas e públicas.
Para Guilherme Heinz, gerente de Gestão da Qualidade Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, o programa estimula o comprometimento dos colaboradores com os objetivos propostos e eleva o nível de conscientização para a preservação ambiental. “Esse tipo de ação evidencia a efetiva aplicação do tripé da sustentabilidade, com impactos positivos em termos ambiental, econômico e social”.
O projeto foi implantado no segundo semestre de 2005 pela área de Meio Ambiente da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e o Programa de Produção Mais Limpa divide-se em duas etapas. A primeira é a de treinamento para conscientização e capacitação dos colaboradores de acordo com a metodologia do programa. A segunda envolve o acompanhamento para a viabilização dos projetos. Para as ações já implementadas foram treinados 220 colaboradores.
Durante o evento de premiação deste ano, que será realizado na quinta-feira (28/02), serão distribuídos troféus para 11 empresas.
– Nove ações implementadas pelo Programa de Produção Mais Limpa da Mercedes-Benz do Brasil:
Reuso de óleo para primeiro abastecimento de motores. Reutilização dos paletes recebidos na importação de peças para exportação de produtos. Reaproveitamento de embalagens procedentes da importação de peças. Redução no consumo de solvente utilizado para lavagem de botas na pintura de cabinas. Redirecionamento na destinação dos resíduos de fisioterapia no ambulatório. Redução no consumo de combustível com a melhoria das rotas internas. Redução na geração de resíduos de embalagens do óleo lubrificante utilizado na oficina mecânica de manutenção de veículos industriais. Reutilização de componentes telefônicos visando à redução na geração de resíduos. Reaproveitamento de paletes de madeira descartados.