A Mercedes-Benz está lançando no Brasil o novo SLK 55 AMG, que une ótimo desempenho com excelente comportamento dinâmico. O novo motor V8 5,5 litros com desativação de cilindros alcança potência máxima de 421 cv e torque máximo de 540 Nm. Econômico, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, controlada eletronicamente.
O motor a gasolina dispõe de injeção direta com pressão de 200 bar, combustão controlada por spray e injetores piezo elétricos, cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajustamento contínuo do eixo de comando, taxa de compressão de 12,6:1, sistema start/stop e gerenciamento do gerador, com rotação máxima acima de 7 mil rpm.
A suspensão AMG, sistema de direção Direct-Steer, garante uma direção esportiva e precisa. O modelo ainda conta com sistema de frenagem e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios. O veículo ainda traz rodas exclusivas AMG com aro 18”. A carroceria tem design AMG exclusivo com spoiler diferenciado e duas saídas de escape duplas cromadas na traseira complementam as proporções clássicas.
O sistema de escapamento conta com um flap de controle em cada lado, para alcançar notas emocionais quando o carro é dirigido de forma esportiva, e uma tonalidade mais discreta quando o motor é usado de forma menos intensa. O objetivo do projeto sonoro foi alcançar uma síntese perfeita entre a percepção do dinamismo e o conforto em longas distâncias.
O duplo escapamento esportivo AMG com duplas ponteiras cromadas tem 65 mm de diâmetro entre os coletores e o pré-silenciador. O diâmetro é reduzido para 60 mm do pré-silenciador até os silenciadores traseiros. A baixa emissão de gases atende às normas de emissões Euro 5, assim como todas as exigências do mercado americano.
Coletores com isolamento térmico por camada de ar garantem uma rápida resposta dos conversores catalíticos. Para maior eficiência e economia de espaço, este conceito utiliza um catalisador duplo, em linha, de cada lado do veículo: próximo à parede de fogo, dois elementos de cerâmica com paredes finas são alojados em cada um dos conjuntos.
Para o modelo foi destinada a transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC, que dispõe de três diferentes modos de operação: “Eficiência Controlada” (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática (punta-taco) nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e injeção durante as acelerações a plena carga, que reduz os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva.
Um amortecedor torsional duplo tipo turbina, com pêndulo centrífugo, que se adapta à rotação do motor, ajuda a minimizar as vibrações durante a operação em quatro cilindros e reforça a impressão de conforto aos ocupantes do veículo.
O SLK 55 oferece como item opcional o teto panorâmico variável, que abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido. A terceira opção é o teto panorâmico variável com MAGIC SKY CONTROL, que muda entre o claro e o escuro ao comando de um botão.
Outros itens de assistência disponíveis são o Intelligent Light System, com cinco diferentes funções de iluminação, sistema antecipatório e reversível PRE-SAFE de proteção aos ocupantes, capaz de ativar medidas de proteção para os passageiros do carro como precaução. O objetivo é preparar os ocupantes e o veículo para uma colisão iminente de forma que os cintos de segurança e os airbags possam desempenhar melhor sua função protetora durante um impacto. O novo SLK 55 AMG começará a ser comercializado no Brasil em agosto de 2012 com o preço público de US$ 244.900.