A Mercedes-Benz apresentou sua mais nova tecnologia em transmissão para sua linha de carros de passeio. A nova versão do sistema 4MATIC, de acordo com a fabricante, vai aliar a caixa 7G-DCT com o sistema de tração integral com distribuição integral de torque variável. A evolução do sistema 4MATIC é baseado na arquitetura de tração dianteira com motores montados transversalmente.
A Mercedes também revela que o novo sistema 4MATIC irá permitir a adequação da tecnologia 4×4 a todas as categorias de veículos: desde o CLA (sedã compacto com previsão de lançamento para 2013) aos modelos das Classes C, E, S, CLS e CL.
Segundo a fábrica, os componentes mais inovadores do novo sistema 4MATIC incluem a saída de força para o eixo traseiro integrada à transmissão 7G-DCT e o diferencial do eixo traseiro com uma embreagem multidiscos controlada por sistema eletro-hidráulico; configuração permite a transmissão variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro de forma integral. Esse design confere ao sistema menor peso se comparado aos concorrentes, e alta eficiência.